Caldeirão Político

JARDIM

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) presidiu nesta quarta-feira, dia 19, debate sobre a crescente importância da energia nuclear no cenário global realizado pela Comissão Especial para Estudo, Avaliação e Acompanhamento das Iniciativas e Medidas Adotadas para a Transição Energética e pela Comissão de Minas e Energia (CME). Arnaldo é amigo e companheiro de legenda do ex-deputado estadual Roberto Morais.

 

FAUSTO — I

O arquiteto Fausto Guilherme Longo (MDB) — idealista, foi senador e deputado ítalo-brasileiro por dez anos, desenvolvendo projetos em todo o Brasil — faz comentários a este idoso e cansado Capiau sobre as eleições locais. É de alto significado para Piracicaba a posição de Fausto, que foi secretário de Turismo na década de 1980, porque suas manifestações são analíticas, sem receio e sem ódio.

 

FAUSTO — I

“Ainda muito cedo para conclusões. Todos acreditam que já está tudo resolvido. Tem muito chão e muita água para passar. Também continuamos com o mesmo critério de avaliação: nomes versus nomes. E pesquisas que interpretam um momento, não a história por inteiro”, afirma, numa qualificada análise.

 

FAUSTO — III

“Propostas de médio e longo prazo para o futuro da cidade nem são apresentadas e nem discutidas”, afirma Fausto, para quem, com isso, “perde-se a oportunidade de abrir-se uma discussão séria e consequente com a sociedade organizada sobre qual Piracicaba queremos ser. E com qual dose de sacrifícios, investimentos e capacidade de decidir”.

 

FAUSTO — IV

Fausto participou de inúmeras eleições e de campanhas. Por isso, analisa com a lógica que este Capiau, idoso e cansado, entende sensata: “O Barjas corre o risco de sempre: o isolamento”, referindo-se ao ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), pré-candidato a prefeito em outubro, quando se trata de campanha.

 

FAUSTO — V

“Embora os debates só aconteçam no período eleitoral, pelo menos a mídia e as instituições mais fortes já poderiam estar apontando os principais gargalos, os obstáculos para sua superação, assim como aproveitar as oportunidades que poderemos ter com nossos predicados diferenciais: localização, vocação, tipo de indústria, capacidade de produção técnica e científica, território, etc”, afirma Fausto. Este Capiau tenta acelerar o debate, com posições de cada um, especialmente em artigos.

 

FAUSTO — VI

“Avaliar as melhores candidaturas repetindo-se o mesmo bordão meio demagógico pessoal de sempre e não baseado em uma proposta concreta apontando soluções para os problemas de uma cidade que deve se preparar para o crescimento populacional, tende à repetição da história, ou seja, cada prefeito uma surpresa, às vezes boa, outras… nem tanto”, raciocina o ex-deputado e senador ítalo-brasileiro.

 

FAUSTO — VII

“As escolhas dos candidatos a vereador desconsideram que é no Legislativo que se deve formular o conjunto de leis e regras, as normativas e o direcionamento de nosso desenvolvimento, sempre consubstanciado se forma legitima no papel de representação dos anseios e necessidades dos representados: os cidadãos que sempre pagam a conta final”, ensina Fausto, que assegura que qualquer que seja o prefeito eleito “é importante estreitar um relacionamento ético e técnico, realista e legal com a Câmara”, explica.

 

CONCLUSÃO

“Acho que o poder em Piracicaba precisa dar um salto de maturidade política”, resume, numa conclusão sábia que deve, ou deveria, ser o Norte da atuação das legendas que disputam a cadeira principal do Centro Cívico.

 

UPA LIVRE — I

O prefeito Luciano Almeida (Progressistas) está satisfeito com os resultados apresentados logo na 1ª semana do projeto UPA Livre, que atendeu 729 pacientes com síndromes respiratórias e suspeita para dengue. A unidade, montada no Tiro de Guerra tem estrutura para atender até 250 pessoas por dia.

 

UPA LIVRE — II

O projeto UPA Livre foi criado para “desafogar” os atendimentos de emergência/urgência que vinham se acumulando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. A medida se mostrou assertiva pois a chegada do inverno favorece a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria Covid-19.

 

LANÇAMENTO

A secretária de Governo Tássia Espego Pires está trabalhando na organização do cerimonial de lançamento do projeto PIRA 20/40, que prevê o planejamento estratégico para Piracicaba pelos próximos anos. Ao que tudo indica este será mais um evento com padrão de qualidade nota 10, supervisionado pela secretária e seus assessores.

 

VISITAS

O representante em Piracicaba do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o engenheiro Gabriel Vicente, já começou a agendar algumas visitas aos empresários e sindicatos patronais da região. Sua intenção é oferecer a consultoria especializada do IPT em soluções tecnológicas para as áreas de biomassa, agrícola, energia e novos combustíveis.

 

NEDER

O jornalista Alexandre Neder, filho do saudoso Antônio Carlos Neder, ex-diretor da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), deixará o comando do seu programa matinal “Novo Dia”, na rádio Educadora AM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, no dia 28 de junho. Neder é pré-candidato a vereador pelo PSDB.

 

DIVINO

Pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), presidido por Max Pavanello, que apoia o ex-prefeito Barjas Negri para a Prefeitura de Piracicaba, um dos pré-candidatos a uma cadeira no parlamento piracicabano é o ex-presidente da Associação dos Moradores do Algodoal, Divino Eterno Monteiro. Ele teve uma significativa atuação na regularização fundiária do Algodoal e agora quer participar mais ativamente dos problemas das comunidades e bairros da periferia de Piracicaba.

 

ENCONTRO

Depois de agenda em diversos bairros, o pré-candidato a prefeito de Piracicaba pelo PSDB, Barjas Negri, estava chegando em sua casa, e recebeu os cumprimentos de trabalhadores que cuidam com carinho da cidade, os garis. O pré-candidato tucano teve uma prosa, com direito a registro fotográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima