Em um evento marcado por discursos emocionados pela conquista de mais uma importante estrutura de saúde de São Pedro, a inauguração da unidade 2 do Hospital Beneficente São Lucas, no último dia 15, também destacou outras ações reivindicadas para a área: o prefeito Thiago Silva anunciou que a partir de 1º de julho começa a funcionar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) plantões com pediatra, além de verba de R$ 300 mil para a saúde, liberada por emenda parlamentar do deputado estadual Helinho Zanatta.
O evento reuniu muitos representantes regionais e locais da saúde. “São Pedro ganha mais um espaço de atenção especializada e atendimento ambulatorial e clínico. A implantação desafoga o pronto atendimento, direcionando procedimentos de baixa complexidade, como uma cirurgia de catarata, por exemplo, que costuma gerar bastante demanda na rede municipal”, disse o diretor regional da DRS (Departamento Regional de Saúde) X, que responde por 26 municípios, Moisés Taglietta.
Para o secretário de Saúde de Piracicaba, Marcelo Pinto de Carvalho, “a nova unidade hospitalar fortalece a oferta de serviços de saúde na nossa microrregião, quebrando o bairrismo e integrando os municípios, entre os quais São Pedro, que graças a uma boa gestão, vem se consolidando como um dos mais desenvolvidos”.
“Essa é uma estrutura que vai atender a população como ela deve ser atendida”, disse o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches. Ao parabenizar todos os envolvidos, o secretário destacou também que “ninguém inventou a roda, só trabalhamos focados” e citou outros avanços, como a descentralização dos serviços de saúde no município.
Presidente do Hospital São Lucas, Luiz Olivieri citou Raul Seixas ao falar sobre a concretização do sonho de inaugurar a segunda unidade do hospital. “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que sonha junto é realidade. E esse era um sonho nosso e de toda a cidade: aumentar nossos atendimentos e lutar pela saúde de todos ” .
EXCELÊNCIA – Administradora do Hospital, Miriam Souza, vê na inauguração do hospital um marco significativo rumo à excelência no atendimento. “Temos um compromisso inabalável com o bem estar da população”, pontuou, agradecendo também o empenho dos colaboradores, a família Chalita, proprietária do prédio que foi adquirido pelo hospital e reformado e o apoio da sua família. “Esse foi um investimento não apenas em tijolo e argamassa, mas um catalisador da economia local, uma contribuição com a evolução da cidade, em busca de equidade e justiça social”.
Ao falar em nome do deputado estadual Helinho Zanatta, Clarissa Quiararia destacou as “sementes de esperança” plantadas pelo então prefeito ao enfrentar situações muitas vezes complexas. “Hoje essas sementes começaram a dar flores”, disse, informando também que São Pedro passou de uma situação de não realizar partos no passado para atualmente registrar, em média, 40 partos por mês.
MEMÓRIAS – Vice-prefeito e médico, Giuliano Antonelli falou sobre o sentimento de satisfação ao ver o desenvolvimento da saúde no município. “Me lembro quando foi lançada a pedra fundamental deste prédio, em 1994. Após 30 anos, ver esse sonho concretizado é um sentimento muito bom. E esse resultado é fruto de uma gestão determinada, de união de forças do Executivo e Legislativo, além do colaboradores, que desenvolvem seu trabalho com técnica, vontade e amor”.
A inauguração teve apresentação do Coral Municipal Dorothéa Bená Ghirotti, com 45 coralistas e regência de Genival da Silva, homenagem à família Chalita e bênçãos do padre José Geraldo e do pastor Valdecir Maia.
Prefeito Thiago Silva anunciou pediatra para a UPA
“Hoje, tenho o prazer de anunciar que a partir de julho começa o atendimento pediátrico na UPA”. A fala, aplaudida pelo público que acompanhou a inauguração da unidade 2 do Hospital São Lucas, foi do prefeito Thiago Silva, que anunciou também mais uma verba de R$ 300 mil para a saúde no município, liberada via emenda parlamentar do deputado estadual Helinho Zanatta.
Para o prefeito, a inauguração foi “um dia de grande celebração para nossa cidade” e marcou um momento extraordinário para a saúde de São Pedro. “Este momento não é apenas a realização de um sonho antigo, mas também o resultado de anos de trabalho árduo e dedicação incansável de toda nossa equipe, de um projeto que começou ainda em 2013 e que só chegamos onde estamos porque teve uma visão de futuro e gente que acreditou nessa visão”.
Em uma retrospectiva da evolução da saúde, o prefeito lembrou de situações desoladoras vividas em São Pedro: “nosso hospital quase fechado, sem realizar partos, muito menos cirurgias. A imagem da nossa Santa Casa, era infelizmente de descaso e abandono. Uma tristeza para mim, que como muitos, nasci lá”.
Etapas da jornada foram destacadas: reforma completa da estrutura física do hospital, contratação de profissionais de ponta e a aquisição de equipamentos de primeira linha. “Hoje, nossa saúde é referência regional, um orgulho para São Pedro. Esse é um legado dos governos do Helinho e meu: a melhoria contínua da saúde e o compromisso com a vida, compromisso com as pessoas”.
ESTRUTURA – Com aproximadamente mil metros quadrados e uma estrutura moderna, a Unidade 2 do Hospital São Lucas vai funcionar como Hospital Dia, com 12 leitos, 3 salas cirúrgicas, 10 consultórios, 3 recepções, uma sala de raio-X, ar condicionado central, gerador, rede de gases, farmácia e outros departamentos.
O prefeito fez um agradecimento especial a todos os funcionários da Saúde e do hospital. “Eles fazem parte da engrenagem que fez e faz nossa saúde funcionar”.