As expectativas da equipe da Natação da Melhor Idade de São Pedro são as melhores para as competições da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que acontecem neste fim de semana, em Bauru. Treinados pela educadora física Selma Cristina de Campos, os atletas com idades entre 60 e 85 anos contam com apoio da Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer.
“As aulas acontecem semanalmente durante o ano todo, porém, neste período mais frio, costumamos dar uma parada. Mas, devido às competições do Jomi, muitos treinam em piscinas aquecidas, em casa ou em clube particular, para darem seu melhor nas provas”, explicou Selma.
Para natação, São Pedro terá cinco atletas que irão competir com representantes de 14 cidades da região. “Nesta categoria entre 60 e 85 anos, os nossos competidores vão buscar o melhor tempo em 25 metros de nado livre”.
Com 80 anos, Valter Mazziero Frappa irá inovar na natação. “Desde criança eu jogo futebol, faço academia, vôlei adaptado e até jogo beach tennis. Este ano decidi começar natação e representar São Pedro nesta modalidade”, conta Frappa, que costuma bater os 25 metros em 25 segundos.
Clarice Frappa, de 78 anos, segue o ritmo de esportista do marido Valter. “Faço exercícios todos os dias. Gosto de natação, biodança, alongamento. Não sou rápida na natação, mas tenho bastante resistência. Nado sem parar por até uma hora”, contou Clarice, que estará no Jomi pela segunda vez.
Por 12 anos campeã regional nos 25 metros de nado livre, Janette Mendes Grazioli, de 85 anos, já é conhecida por suas conquistas nos jogos da região. “Nado desde os 7 anos. Eu morava em Santos e atravessava no canal nadando”, contou Janette. Pela categoria 80 a 85 anos, ela ganhou seu último ouro no ano passado com a marca de 30 segundos e 26 milesímos nos 25 metros. “Estou um pouco chateada por estar gripada, mas farei o possível para representar São Pedro no sábado”, declarou.
AULAS GRATUITAS – As aulas de natação, para iniciante e avançado, são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de São Pedro, de segunda e quinta-feira, das 16h30 às 18h, na sede da Coordenadoria de Esportes. Mais informações: (19) 3481-9393
JOMI – Nesta 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), a estimativa é de reunir mais de 15 mil atletas nas sete etapas regionais, com cerca de 3 mil esperadas somente para a final estadual, no município de Itatiba. Serão 14 modalidades: atletismo, buraco, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.