Caldeirão Político

SUGESTÃO

“Tenho observado os serviços de concretagem das ruas, gostaria de fazer uma sugestão ao prefeito: para os serviços ficarem perfeito, deveria ter feito novas sarjetas e alguns lugares até trocar as guias e, dessa forma, o pavimento não ficaria com ondulações, como é o caso da Av. 1o de Agosto, devido às sarjetas estarem com ondulações e defeituosa o pavimento foi obrigado seguir sua inclinação acompanhando os defeitos para poder fazer o escoamento das águas para as sarjetas. (Luiz Antonio Fagundes, o Fagundinho, engenheiro civil e ex-secretário de Turismo do governo de Adilson Maluf)

 

REFORMA — I

O presidente Lula tem sinalizado a aliados que pretende fazer uma reforma ministerial de forma casada com as eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcadas para fevereiro de 2025.

 

REFORMA — II

As negociações começariam já, sendo desenvolvidas no segundo semestre, para iniciar 2025 com novos ministros e novas ações. A ideia do petista, segundo auxiliares, é usar a reforma ministerial como moeda de troca com os partidos nas negociações para a escolha dos sucessores do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

REFORMA — III

No Palácio do Planalto, já é dado como certo, por exemplo, que Lula vai tirar o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo com o Legislativo. Após uma série de derrotas no Congresso, Lula admite que precisa fazer mudanças na área, depois de seguidas derrotas no Congresso Nacional. Lula não quer fazer a troca agora para não ceder à pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira, que cobra há meses a demissão de Padilha. (De Brasília, Max Gonçalves)

 

PEQUENINOS — I

Quem conhece de perto o prefeito Luciano Almeida (Progressistas) sabe que ele é reservado e costuma participar dos eventos públicos da sua administração de maneira discreta. Porém, quando a programação envolve crianças ele costuma quebrar o protocolo na presença dos pequeninos.

 

PEQUENINOS — II

Foi o que aconteceu no último dia 6, quando o chefe do Executivo recebeu 30 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Alberto Tomazi, que visitaram o prédio do Centro Cívico. Durante o evento, ele se emocionou várias vezes ao interagir com as crianças, que não esconderam a sua alegria ao conhecer a sala de reuniões e o gabinete do prefeito.

 

PEQUENINOS — III

Luciano sempre considerou importante receber essas manifestações de carinho e apreço que surgem de maneira natural e desinteressada por parte das crianças e que contrastam em muito com o cenário político atual, onde os aliados de hoje se transformam nos adversários de amanhã.

 

‘CONTRA MIM’

Em recente entrevista a um portal de notícias da cidade, o pré-candidato Barjas Negri (PSDB) disse que todos os seus oponentes estão unidos contra a sua candidatura, o que parece natural a este Capiau, idoso e cansado, uma vez que Barjas tem boas porcentagens em pesquisas. E as nuvens? Lembram-se de 2004 com o então deputado estadual Roberto Morais (Cidadania)?

 

POSITIVO

Nesta mesma entrevista, Barjas foi sincero ao reconhecer como positivo o programa Prefeitura Sem Papel, implantado pela administração de Luciano Almeida. Realmente não dá para criticar uma iniciativa que reduziu o uso de papel na digitalização de documentos públicos, acelerou a tramitação de processos e alcançou R$ 3,6 de milhões em economia aos cofres públicos. E — cá para este idoso e cansado Capiau — acaba com os bilhetinhos (…), ou, em outras palavras, são as Políticas Públicas bem colocadas.

 

E AS NUVENS?

Não é possível se esquecer que a política gira em torno do simbolismo das nuvens. Há tantas pessoas, especialmente pré-candidatos, que estão mudando de lado, alterando as rotas, apesar de os partidos serem os mesmos (não é permitido que seja alterada a legenda). Porém, saem de uns e vão para outros, fofocam de um lado e fofocam de outro. E este Capiau, idoso e cansado, vai acompanhando o dia a dia de cada um, faltando detalhes mínimos para virarem boas notas desta simples coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima