Com a presença dos prefeitos de Charqueada, Rodrigo de Arruda; de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto e do secretário de saúde interino de Piracicaba, Marcelo Pinto de Carvalho, que representou o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, foi inaugurada no sábado (8), base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em São Pedro.
“É um sonho que se realiza. Há 10 anos estamos em busca da regionalização do atendimento e materializar essa ação não é um processo simples” definiu a coordenadora e responsável técnica do Samu Piracicaba, enfermeira Maria Cristina Colonnese.
O prefeito Thiago Silva destacou a importância da conquista. “São Pedro é hoje uma cidade de 40 mil habitantes com UPA em funcionamento, UTI, base descentralizada do Samu e no dia 15 vamos inaugurar um segundo hospital. São várias ações realizadas que não significam apenas a construção, mas treinamento, formação de equipes para melhor atendimento da população”, afirmou, destacando o empenho de várias pessoas para que essas ações fossem implantadas. “Tem trabalho da equipe, da Câmara, de planejamento estratégico, de gente que acreditou que era possível mudar a realidade difícil que já vivemos aqui”.
ORGULHO – “Temos que sentir orgulho por São Pedro estar nesse patamar”, relatou o prefeito, que destacou também a importância de realizar ações interligadas com os municípios vizinhos. “Todos ganhamos”. Para Arruda, prefeito de Charqueada, a implantação do Samu traz mais segurança para a saúde da população. “É um passo importante para o fortalecimento e regionalização do SUS”, afirmou Zani, prefeito de Santa Maria da Serra. Para o secretário interino de saúde de Piracicaba, a inauguração e a descentralização do atendimento são “históricos”.
O secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Sanches, disse que o principal objetivo é realizar atendimento de qualidade. “O foco é a redução do tempo resposta”, afirmou. O secretário falou também sobre o olhar diferenciado do prefeito Thiago Silva para a saúde. “Se o prefeito não tivesse essa visão, isso não estaria acontecendo”.
HOMENAGEM – A Base Descentralizada do Samu em São Pedro recebeu o nome de Valdir Teixeira, conhecido como Dir Teixeira. A família do homenageado – sua esposa Isildinha e os filhos Mariana, Amanda e Bruna, além do neto Pedro e outros familiares – participaram da solenidade. O irmão Renato Teixeira de Barros agradeceu em nome da família, “É uma honra receber esta linda homenagem”.
A base descentralizada foi construída com recursos do município e representa investimentos de R$ 635 mil. A unidade está equipada e vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.
À exceção de Piracicaba, São Pedro passa a ser o único dos 11 municípios da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com uma base descentralizada do Samu. A CIR é um colegiado por meio do qual os gestores de saúde definem as necessidades de cada cidade, pactuando e deliberando sobre a política do setor na região.
A solenidade contou ainda com uma bênção, feita pelo padre José Geraldo, da Paróquia São Pedro.