Società – Projeto de restauro do teatro italiano tem apoio do parlamentar italiano Fábio Porta

“Conheço Piracicaba, sei da força da comunidade italiana da cidade”, afirma Fábio Poerta, ao lado do presidente Juliano Meneghel Dorizotto. Crédito: Divulgação

“Conheço Piracicaba, sei da força da comunidade italiana da cidade”, afirma o parlamentar ítalo-brasileiro, comemorando os 150 anos de imigração

 

 

Fábio Porta, deputado ítalo-brasileiro no Parlamento Italiano, que recebeu apoio do eleitorado de Piracicaba para sua eleição, manifestou esta semana seu entusiasmo com movimento da Società Italiana local em defesa do teatro italiano, que precisa urgentemente ser restaurado.

Em reunião em São Paulo com Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società, ele deixou sua mensagem para a campanha e conclamou os ítalo-descendentes da cidade e todos os piracicabanos para que fortaleçam essa iniciativa em prol da italianidade, de evidenciar uma história de luta de imenso valor social, que precisa ser preservada para sempre.

“Conheço Piracicaba, sei da força da comunidade italiana da cidade. Este ano, em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, torna-se ainda mais evidente a necessidade de se trabalhar para resgatar as nossas raízes, a nossa história. Esse projeto deve contar com o apoio das instituições italianas. Deixo aqui meu abraço, meu carinho e meu compromisso de apoiar de todas as maneiras possíveis esse grande projeto. Estamos juntos, como sempre.”

RITMO — Em ritmo acelerado, para cumprir o prazo estabelecido pelo programa de incentivo à cultura (ProAC Editais), do Estado de São Paulo, a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba tem se reunido com empresários da cidade que vão patrocinar o projeto de restauro da sede histórica da entidade, na rua Dom Pedro I, 781, o que inclui, evidentemente, um dos raros teatros italianos construídos no Brasil.

Faltam menos de 90 dias para se fechar a janela que autoriza a doação de recursos derivados do ICMS para fins culturais. A Resolução SFP-18 foi aberta pelo governo Tarcísio Freitas no dia 27 de maio. Pelo menos três empresas da cidade já estão apoiando e destinaram à Società o repasse de 3% do valor que elas têm para pagar em tributo. São elas: Uniafe, Bom Peixe e Rede Drogal.

Várias outras empresas devem aderir e estão resolvendo a parte burocrática para a tomada de decisão. Em breve sus nomes serão divulgados. Dorizotto enfatiza que o processo é tranquilo e os doadores não precisam colocar a mão no bolso para ajudar, uma vez que o tributo precisa mesmo ser pago ao Estado e vão somente realocar esta fração estabelecida a um projeto cultural de extrema relevância.

“Do total que a empresa deve pagar de ICMS, 3%, de acordo com a lei, podem ser direcionados a projetos dessa natureza. Por isso é importante que os empresários saibam que não se trata de nenhuma decisão onerosa, mas apenas de percepção do valor histórico, cultural e artístico da sede. Além de que, eles estarão colaborando para a recuperação de um patrimônio que marca profundamente a italianidade, que tem se fortalecido em Piracicaba, além de ter um forte apelo de marketing, pelo fato de a empresa que apoia estar participando de um projeto duradouro envolvendo um público qualificado”, afirma Dorizotto.

O presidente da entidade observou também que se trata de joias da cidade que precisa ser salva, e que sintetiza um autêntico teatro italiano. “Patrimônio que tanto socorreu nossos descendentes no passado, que trouxe cultura em alto estilo para a cidade, mas que agora aguarda a sensibilidade das novas gerações de ítalo-descendentes para que possam renascer e recuperar seu esplendor.”

INÍCIO — O prédio começou a ser construído em 1904 e contribuiu imensamente para a fortalecer a comunidade italiana, que ainda estava pouco adaptada ao novo mundo e não conhecia as leis nacionais. Graças à organização dos imigrantes que para cá vieram, a Società teve participação não apenas em dar suporte aos que chegavam em busca de informações, de ajuda financeira e de saúde, como também atuou em vários acontecimentos que marcaram a história da cidade e da própria Itália, como no terremoto que abalou o país em 1907. Os italianos daqui se mobilizaram e enviaram dinheiro, roupas e alimentos para seus parentes e irmãos.

Em Piracicaba, a Società foi sede por décadas da Sociedade de Cultura Artística, responsável pela dinâmica cultural da cidade pelo menos nos seus primeiros 50 anos do século 19, bem como pelo apoio que deu à criação da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, atual Empem, tornando a cidade um celeiro de instrumentistas eruditos. O prédio da Società foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) em 1992 e é classificada como patrimônio histórico pela sua relevância no cenário artístico e social de Piracicaba e do Brasil.

Por ter uma estrutura com bastante madeira, precisa de tratamento especial para conter a ação dos cupins e de restauros das suas escadarias. As partes hidráulicas e elétricas também precisam ser devidamente reformuladas. As infiltrações precisam ser eliminadas, com ajustes na cobertura. O teatro precisa ser minuciosamente restaurado, uma vez que guarda pinturas originais. Enfim, um trabalho de fôlego precisa ser levado adiante, mas que se inicia com a realização do projeto de restauro, em questão. É o apoio a esse projeto que a Società intensifica e conta com apoio de todos os ítalo-descendentes de Piracicaba. (Romualdo Cruz Filho, jornalista e escritor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima