Chico Mendes 2024 – Prêmio destaca atuação do Senai Piracicaba

Este ano, o Senai Piracicaba foi premiado por seu trabalho com empresas e na formação de alunos, focado na sustentabilidade e proteção ambiental.. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

Solenidade na Câmara também destacou a Semana do Meio Ambiente, que neste ano foi realizada entre os dias 3 a 7 de junho

 

A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, nesta quarta-feira (5), uma reunião solene no salão nobre “Helly de Campos Melges”, em comemoração à Semana do Meio Ambiente e ao Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, conforme o decreto legislativo 05/1999. Este ano, o Senai Piracicaba foi premiado por seu trabalho com empresas e na formação de alunos, focado na sustentabilidade e proteção ambiental.

O evento, que ocorre de 3 a 7 de junho, teve o apoio dos vereadores Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, Laércio Trevisan Jr. (PL) e José Antonio Pereira (União Brasil), que assinam o requerimento 507/2024, aprovado em plenário. Os três parlamentares fazem parte da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. O vereador Pedro Kawai (PSDB) também esteve presente na solenidade.

A mesa de honra foi composta pela presidenta da Comissão de Meio Ambiente, Silvia Morales (PV), o vereador José Antonio Pereira (União Brasil), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Euclides Baraldi Libardi, o presidente em exercício do Simespi, Paulo Estevam, o presidente do Sindicato da Construção Civil de Piracicaba, Milton Costa, e a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

SAUDAÇÕES – O presidente do Sindicato da Construção Civil, Milton Costa, expressou satisfação em participar da cerimônia e falou sobre seu sonho de ver o Rio Piracicaba desassoreado, enfatizando a importância da preservação ambiental.

O presidente do Simespi, Paulo Estevam, parabenizou Sílvia Morales e os demais parlamentares pela homenagem, destacando o trabalho da Comissão de Meio Ambiente.

Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento, ressaltou o papel da Comissão na aprovação de projetos ambientais e elogiou o Senai pela conquista do Prêmio Chico Mendes. Ela também lembrou sua época como vereadora, quando projetos de sustentabilidade não passavam pela análise da Comissão de Meio Ambiente.

Euclides Baraldi Libardi parabenizou a Câmara pela iniciativa e elogiou o Senai por sua modernização e defesa do meio ambiente, alertando sobre a escassez de água.

O vereador Zezinho Pereira destacou seu compromisso com a defesa ambiental e criticou a atual gestão da Secretaria do Meio Ambiente, lembrando a importância de se levar a sério a proteção do meio ambiente.

Sílvia Morales enfatizou a importância da continuidade de projetos ambientais e lembrou que a defesa ambiental na Câmara teve início com o ex-vereador José Pedro Leite da Silva. Ela destacou o mérito do Senai na conquista do Prêmio Chico Mendes.

Foi apresentado um vídeo sobre o Senai, destacando suas ações ambientais, como a substituição de lâmpadas por LEDs e a destinação correta de resíduos. Outro vídeo institucional mostrou os programas de inovação do Senai, que atua em mais de 200 escolas no estado de São Paulo.

HOMENAGENS – Ophir Figueiredo Júnior, representando o Senai Piracicaba, recebeu o Prêmio Chico Mendes e expressou a satisfação e responsabilidade da instituição com a premiação. Ele destacou várias ações do Senai em prol da sustentabilidade, como o projeto Mata Ciliar e a mini usina de energia solar. Ophir também falou sobre o inventário de 2021 do Senai, que resultou na conquista do selo Ouro, e sobre a Jornada de Transformação Digital, que oferece atendimentos gratuitos. Ele mencionou parcerias com empresas como a Gerdau, que mostram que ser amigo do meio ambiente gera benefícios econômicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima