Santa Maria inaugura Polo da Univesp e amplia Projeto de Robótica

Prefeito Josias Zani, vice-prefeito Roberto Miranda, vereador Cássio Cury e a diretora de Educação, Rejane Peroto Abiati Cury

Duas grandes conquistas para a Educação foram apresentadas no último dia 29, na EMEB Dona Zina Saviolo Cury, em Santa Maria da Serra. A primeira  voltada para o ensino universitário e a outra para os alunos do ensino fundamental.

O Polo da Univesp vai proporcionar ensino superior de forma gratuita para 30 alunos, sendo dez em cada eixo: Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia; Computação: Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação e Negócios e Produção: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Foram 70 inscritos com uma presença de 70% no vestibular do último domingo. A vinda da Univesp é uma luta antiga da atual gestão. Os alunos terão a sua disposição um laboratório completo de informática, com suporte necessário para a realização das aulas e provas. Durante o evento foi descerrada a placa inaugural do polo.

No mesmo evento foi apresentado aos pais a ampliação das aulas de Robótica Educacional, que tiveram início em 2023 e são uma das preferidas dos alunos. O Grupo Maker Robotics – um dos mais conceituados no segmento – é o responsável pela implantação do projeto em Santa Maria da Serra. Com a expansão, todos os alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passarão a realizar as aulas.

Os alunos participam ainda das Olimpíadas de Robótica, que possui as etapas municipal, estadual, nacional e mundial. Seis alunos do município alcançaram classificação para a etapa internacional que vai acontecer na Coréia do Sul.

A Prefeitura também investiu em outras tecnologias, como uma lousa digital e 36 notebooks que interagem simultaneamente através da tecnologia Google Education. As aulas de Robótica Educacional promovem melhorias tanto na rotina de estudos, quanto nas habilidades em diversas áreas, como o raciocínio lógico, interação e capacidade de trabalhar em equipe, uma vantagem crucial nos tempos atuais. Também equipara o ensino em Santa Maria da Serra ao de diversas escolas particulares em todo o estado de São Paulo.

Ao término, os pais puderam conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelas várias séries. O prefeito Zani elogiou a equipe e reforçou que no município os investimentos na educação acontecem nas duas pontas da linha, na base e na universitária, com o intuito de formar cidadãos preparados para o futuro. Esteve presente também, o vice-prefeito Roberto Miranda, o vereador Cássio Cury e a diretora de Educação, Rejane Peroto Abiati Cury.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima