Caldeirão Político

PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA,

BEBEL QUER POLITICAS

PÚBLICAS CONTRA VIOLÊNCIA

Em entrevista em São Paulo, a deputada Bebel (PT), pré-candidata a prefeita de Piracicaba, diz que a violência nas escolas precisa ser tratada com políticas públicas: “Não se pode empurrar o problema para debaixo do tapete, há que se enfrentar a questão, não com violência ou com medidas que tornem o espaço escolar ainda menos propício, mas sim com o reconhecimento de que há ausência de políticas públicas adequadas para tanto”, afirma a parlamentar.

 

SUS – I

Os 36 anos do SUS (Sistema Único de Saúde), completados no último dia 17, motivaram pronunciamento da vereadora Rai de Almeida (PT), durante a 30ª Reunião Ordinária, nesta segunda (20). “Sempre fui atendida exemplarmente, com atenção e com dedicação”, disse ela.

 

SUS – II

“Tem demora? Tem! As UPAs estão lotadas. Mas não são apenas as UPAs que estão cheias. Um amigo, que tem convênio médico, ficou seis horas esperando. Tem problemas? Lógico que tem. Mas o SUS tem salvado vidas”, reforçou Rai, que elogiou ainda os servidores dessa área.

 

SUS – III

Ela expôs números relacionados à rede de Saúde da cidade: 55 PSFs (Programa Saúde da Família), 9 Crabs (Centro de Referência para Atenção Básica em Saúde), 12 UBSs (Unidade Básica de Saúde), 4 UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), além do serviço de ambulância, clínicas especializadas, centro de especialidades médicas, o Cedic (Centro de Doencas Infecto Contagiosas) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), entre outros.

 

NUVENS

O Capiau tem circulado nos bastidores da política e escuta, de tudo e de todos, ouvindo e apurando, e este idoso e cansado está notando que as nuvens, nos próximos dias, terá mudanças no meio político em Piracicaba! Como vão de um lado de um jeito e de outro lado de outro jeito.

 

DEBATE

Há informação do forno que o debate vai tomar outro rumo nos próximos dez dias. Os sigilosos garantem que os escritórios políticos estão atentos aos passos de Edvaldo Brito, secretário geral do Avante no Estado, que circula bem entre todos, menos no escritório de Barjas Negri (PSDB). Aliás, adversário escolhido.

 

RESPEITO

Edvaldo Brito nutre respeito pelo atual prefeito Luciano Almeida, mas, segundo essa fonte, Brito tem uma visão política boa e conhece bem de estratégia. Demonstrou isso? Brito tem analisado pesquisas e estuda caminhos para empurrar a eleição para o segundo turno. Este idoso e cansado Capiau chega a concluir que há possibilidades de Brito entrar para o embate direto com Barjas Negri. Como também estuda pesquisas, Brito já deve está com sua decisão tomada.

 

LEMBRANÇA — I

Revendo o jogo político desde 2016, nota-se que Brito vem sendo o calcanhar de Aquiles do ex-prefeito Barjas Negri. O Capiau, curioso, teve um encontro por coincidência em um restaurante da cidade com Brito. Questionado, Brito qual seu futuro na política, e ele diz que sua luta será contra a volta do grupo de Barjas ao poder municipal.

 

LEMBRANÇA — II

Insistindo na questão se será candidato a prefeito, Brito responde, sinuosamente, que tudo pode acontecer, e faz as contas para afirmar que 50% que sim e 50% que não. Nota-se que, de nordestino, Brito se tornou mineirinho. Ou Mineirão!

 

VIAGEM — I

Muito se tem comentado sobre a viagem do prefeito Luciano Almeida (PP) para Indonésia, no maior evento global de águas do Mundo. Ele foi como convidado especial por ser presidente dos Comitês PCJ, o que esse Capiau vê como algo muito positivo para a cidade de Piracicaba. Ótimo.

 

VIAGEM — II

Este curioso e atento Capiau apurou: não saiu um único centavo dos cofres públicos do município, sendo que parte da viagem foi bancada pelo PCJ e outra saiu do próprio bolso do prefeito. Bom exemplo.

 

VIAGEM — III

Em um triste momento em que o  País atravessa com a tragédia do Sul, esse evento e a consequente participação do prefeito Luciano vem em boa hora para se discutir ações mitigatórias para Piracicaba não sofrer com transbordos dos rios Piracicaba, Corumbataí e Córrego do Piracicamirim, como já ocorrido em anos anteriores.

 

VIAGEM — IV

Os críticos de plantão não perdem a oportunidade de fazer fofocas políticas.  Este Capiau escutou, no ouvido esquerdo, que o prefeito viajou na hora errada, pois não circulou pela festa de maior concentração de pessoas, a Festa das Nações, confirmando não ser um bom estrategista político.

 

VIAGEM — V

E este Capiau escutou, no ouvido direito, que o prefeito viajou para o outro lado do Mundo, e não passou o comando da cidade para o vice-prefeito, Gabriel Ferrato, perdendo uma oportunidade de assumir a cidade por 10 dias, antes do final do seu mandato, em dezembro próximo.

 

VIAGEM — VI

Este idoso, cansado, chato e atento Capiau entende que o comentário do ouvido esquerdo prova que o prefeito não é populista, ao optar em viajar no período da Festa das Nações, logo após a abertura. E o do ouvido direito é que cumpriu a Lei Orgânica do Município e não precisa passar o comando para ausência de 10 dias, demonstrando também que Luciano Almeida não é personalista, e  estruturou a administração municipal para a mesma  andar sozinha neste período. Cada um a seu modo.

 

FESTA DAS NAÇÕES

A Festa das Nações deste ano foi o ponto de encontro dos pré-candidatos ao Executivo e ao Legislativo. São tantos os candidatos a uma vaga de vereador, que as pessoas que estavam na festa não sabiam se estavam sendo cumprimentadas, ou se estavam recebendo pedidos de apoio as candidaturas.

 

ENTREGAS — I

Aos seus assessores mais próximos o prefeito Luciano Almeida (PP) tem confidenciado que a melhor estratégia é continuar entregando as obras que a atual administração está realizando, independente do resultado de qualquer pesquisa eleitoral, visando às eleições municipais em outubro.

 

ENTREGAS — II

Segundo ele, aos poucos, a população vai conseguir identificar as mudanças que estão acontecendo nas áreas de educação, saúde, transporte público, pavimentação, cultura e geração de emprego e renda, entre outros.  Para Luciano, é importante que os eleitores tenham essa percepção de tudo o que já foi feito em Piracicaba, na hora de escolher um novo mandatário pelos próximos quatro anos.

 

ENTREGAS — III

Aliás, duas entregas da atual administração chamaram a atenção de maneira positiva neste mês de maio. A primeira foi a inauguração da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” no barracão 14ª do Engenho Central, e a segunda foi a 39ª Festa das Nações, um sucesso de público, organização e solidariedade.

 

ENTREGAS — IV

Para conseguir dar publicidade a tudo o que a sua administração tem realizado nos últimos meses, o prefeito tem gravado até três vídeos por dia, sempre direcionados para as mídias sociais. O seu desafio agora é conquistar corações e mentes dos eleitores num curto período de tempo. Cada um a seu tempo e a seu modo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima