“A Escola Guido Dante passou por uma incrível transformação graças a visão do prefeito Thiago Silva e da secretária de Educação, Samanta Bontorim. Agradeço a eles e especialmente à equipe da escola, da Educação e de outras secretarias que enxergam a escola como 580 vidas entre alunos e equipe”. A declaração da diretora da Emeb Guido Dante, Vanessa Peixoto Gianelli, na solenidade de inauguração da ampliação da escola, no sábado (11), define o sentimento que marcou o evento: as conquistas implementadas na escola com a construção de uma área de 595 metros quadrados e outras implantadas anteriormente mudaram, para melhor, a rotina da unidade escolar que muitas vezes foi preterida pelos professores.
“Esse é um evento muito especial. A Escola Guido Dante merecia esse olhar diferenciado, para as pessoas. Mudamos o horário de funcionamento da escola, com atendimento até as 18h, oferecemos jantar, psicólogo e assistente social para atender pais e alunos, aula de reforço aos sábados. Nosso papel como servidores é fazer o melhor para as pessoas”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou também o fato da obra na escola, que representa investimento de R$ 1,6 milhão, ter sido feita com recursos próprios. “Isso é resultado de planejamento”.
A secretária de Educação também comemorou. “O que vemos aqui é uma imagem marcante não apenas para a escola, mas também para a comunidade” disse a secretária, que destacou esforços conjuntos para oferecer aos alunos um futuro brilhante e um amanhã promissor.
Inaugurada em 22 de fevereiro de 2000, a Emeb Guido Dante tem hoje aproximadamente 450 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A obra inaugurada no sábado garantiu mais 6 salas para a escola, com atendimento adequado a pais e estudantes. Na nova área há locais específicos para psicologia e assistência social. O novo espaço também permitiu aumento do atendimento em período integral, que ganhou mais 100 vagas.
Foi a segunda grande intervenção na escola nos últimos anos. Em 2022, foram realizadas mudanças físicas, organizacionais e na dinâmica pedagógica que garantiram ampliação do horário de atendimento e a oferta de alimentos como arroz, feijão , carne e salada também no jantar. Além disso, há lousas digitais em todas as salas, aulas de reforço aos sábados, com oferta de café da manhã e almoço e presença permanente de profissionais como psicóloga e assistente social.
A comunidade marcou presença na inauguração, que contou ainda com apresentação dos alunos do período integral sobre o Mundo dos Livros, com canções de Chico Buarque, Vinicius de Moraes e apresentação do Coral Vozes do Guido, da professora Clara Gennari.
Também participaram da inauguração os vereadores Antonio Toledo,o Toninho da Sorveteria, Luciano Mazzonetto, Adriano Vitor, Cleuza Barros e Dudu, além dos secretários municipais Claudinei Arruda (Governo), Cássio Capellari (Justiça) e Rubens Françoso (Saaesp) e vários coordenadores municipais.
EMOÇÃO – Filha de Guido, Josete Dante, agradeceu a homenagem ao pai. “Estou muito emocionada. Que a escola possa seguir em frente orientando e educando”, disse.