O site Mobilizapira: as políticas públicas e cidades responsivas

O abaixo assinado virtual gera mais poder na solução da demanda, essas petições online servem como pressão popular

 

Mara Santos

As políticas públicas municipais são as ações que os governos das cidades desenvolvem para atender às necessidades da população local, essas políticas são voltadas para áreas específicas, como saúde, educação, segurança, transporte, meio ambiente, cultura, habitação, esportes, entre outras.

Atualmente, existem aplicações digitais que aproximam a população do processo de tomada de decisões, para participarem do aprimoramento de políticas públicas em melhorias urbanas, são ferramentas que favorecem as denominadas cidades responsivas, por mais que o conceito pareça complexo, essas praticidades podem ser percebidas em situações bem úteis e presentes em nossa rotina, a exemplo de recursos que compartilham informações do trânsito em tempo real com base nos dados de tráfego fornecidos pelos próprios usuários, dessa forma, quem faz uso dessas ferramentas tem a opção de escolher o caminho mais favorável, além de poder consultar o fluxo do tráfego e eventuais intempéries e contratempos que ocorrem em sua trajetória.

O mesmo vale para o uso do transporte público, permitindo que sejam observadas dinâmicas no deslocamento tanto pela população quanto por por órgãos governamentais que se apoiam nesses dados para tomar decisões, o que torna mais fácil atuar em mudanças para melhorar o fluxo de passageiros e ampliar a capacidade de transporte, com base nesses dados.

Prototipando nesses modelos, foi projetada a plataforma Mobilizapira, instrumento de apoio popular que tem como propósito público o desenvolvimento de ampla disseminação de participação popular em políticas públicas fortalecendo o senso colaborativo em âmbito municipal, é uma ferramenta de mediação pública que conecta de forma coletiva os cidadãos aos decisores públicos, essa conexão é realizada através de requisição coletiva de demandas – (abaixo-assinados) – ou seja, a partir do momento que o cidadão constata um problema público, este acessa o mobilizapira e informa o transtorno que prejudica a localidade da qual faz parte, a plataforma avalia e converte a demanda em um abaixo-assinado que já é lançado na pagina, com esse link do abaixo assinado as pessoas podem “disparar” em suas redes sociais, compartilhando entre a vizinhança, realizando a divulgação em grupos e comunidades digitais informando do problema que afeta a todos e solicitando as assinaturas do abaixo digital online que pleiteia uma solução junto aos órgãos competentes.

PODER NA SOLUÇÃO — O abaixo assinado virtual gera mais poder na solução da demanda, essas petições online servem como pressão popular, haja vista que é requisição de toda uma comunidade e não de um único cidadão, outro ponto que conta a favor é a facilidade de assinatura, quando contraposto ao abaixo-assinado em papel, pois é somente acessar o link preencher com dados básicos e confirmar no email inserido pelo próprio usuário.

Depois de coletadas as assinaturas necessárias o Mobilizapira apresenta a demanda aos decisores públicos, também de forma online, aguardando uma devolutiva, não somente apresentando os problemas, mas tentando construir soluções conjuntas com a participação da população, e toda evolução da demanda poderá ser acompanhado na própria ferramenta acessando o site www.mobilizapira.com.br.

O intuito do movimento Mobilizapira é empoderar a população e alcançar com sucesso os objetivos propostos nas demandas gerando um impacto positivo e significativo na comunidade, contando com o rápido atendimento do Poder Público.

Dessa forma, a finalidade do movimento é fazer interlocução com todos os atores sociais centrais para solução de demandas públicas regionais, aglutinando forças e representando as aspirações e anseios da população urbana, periurbana e da zona rural, estimulando o protagonismo cidadão, envolvendo toda a coletividade na solução das demandas públicas, engajando os cidadãos nas causas que afetam a sociedade.

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Mara Santos, formada em sistema de informações, atualmente cursa Direito, trabalhou no Poupatempo por 10 anos, atualmente tem escritório de consultoria administrativa em previdência social

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