No último dia 30, o Plenário do Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba se reuniu em uma sessão ordinária presencial na Câmara Municipal, com um ponto de destaque na pauta: a criação da Comissão Permanente de Apoio e Incentivo às Comissões Locais de Saúde. Esta iniciativa foi apresentada para votação durante a plenária.
Durante a reunião, foram delineados os objetivos e planos de ação da Comissão, com ênfase na regularização das comissões locais de saúde, começando pela zona leste da cidade. O compromisso assumido foi de visitar todas as unidades de saúde, identificando aquelas que não possuem comissões locais e estabelecendo-as conforme as diretrizes estabelecidas para esse fim. Esse esforço visa garantir que todas as áreas da cidade estejam adequadamente representadas e envolvidas no processo de gestão da saúde local.
O presidente da Comissão, Paulo Soares, e a vice-presidente, Iraci Ronda, juntamente com a segunda secretária, Sargento Carmem Leite, destacaram a importância desse trabalho para a melhoria contínua dos serviços de saúde em Piracicaba. A regularização e o acompanhamento das comissões locais de saúde são fundamentais para fortalecer a participação da comunidade na tomada de decisões relacionadas à saúde pública.
“A criação dessa comissão permanente demonstra o comprometimento com a transparência, a participação cidadã e o aprimoramento dos serviços de saúde em Piracicaba, fortalecendo a integração entre o poder público, profissionais de saúde e a população em geral”, destaca Paulo Soares, presidente do Conselho Municipal de Saúde.