Durante as primeiras duas semanas deste mês de abril, o vereador Adriano Vitor percorreu todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Pedro para realizar uma pesquisa de satisfação entre os usuários. Cerca de 200 pessoas, de 9 unidades, avaliaram o atendimento, a estrutura do prédio, o tempo de espera para agendar consultas, o tempo para realização de exames, os serviços da Farmácia Municipal e a atuação dos agentes comunitários.
Para conhecer o grau de satisfação dos pacientes, a pesquisa realizada pelo vereador considerou para cada pergunta as opções: bom, ótimo, regular e ruim. No final, o entrevistado pode atribuir uma nota de zero a 10 para UBS em que é atendido. “No geral, as unidades básicas foram bem avaliadas e receberam nota média muito elevada. Entretanto, dois pontos chamam atenção e precisam melhorar: a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Municipal e o agendamento de consultas com médicos especialistas, que precisa ser mais célere”, considerou Adriano Vitor.
Considerando todas as unidades, 82% dos pacientes classificaram o trabalho dos agentes comunitários como bom e ótimo, 5% como regular e ruim, e 13% desconhecem o trabalho dos profissionais. O atendimento na recepção foi classificado como bom e ótimo por 91% dos entrevistados, e 9% considerou regular e ruim. “Algumas pessoas sugeriram que a Prefeitura oferecesse cursos de formação e preparação para um atendimento mais humanizado”.
Para o atendimento dos médicos, 94% consideraram bom e ótimo, 6% regular e ruim. Na UBS Dorothea a reclamação foi em relação à rotatividade dos profissionais. “Por tratar de médico da Atenção Básica, o paciente deseja que o mesmo profissional o acompanhe por muitos anos”, considerou.
Sobre a estrutura dos prédios e equipamentos das UBSs (limpeza, ventilação, espaço, salas de consultas e mobília), 73% classificaram como bom e ótimo, e 27% regular e ruim. Na UBS do Alpes foi relatada a presença de goteiras dentro da unidade. Na UBS São Dimas, a estrutura do prédio provisório foi classificada como ruim, mas com a compreensão da reforma do prédio original.
O horário de atendimento das unidades, das 7h às 16h, 87% consideraram bom e ótimo; para 13% este período é restritivo e deveria ser ampliado. O tempo de espera para consulta foi classificado como bom e ótimo para 65% dos pacientes, e 35% consideraram regular e ruim. Segundo Adriano Vitor, os pacientes da UMIS foram os que mais reclamaram. “Alguns apontaram o atraso dos médicos, porém, diversos elogiaram o agendamento com hora marcada”.
Para consultas com clínico geral, 95% classificaram como bom e ótimo. No caso de agendamento por especialidades, principalmente ortopedista, cardiologista e dermatologista, a maioria considerou ruim.
O agendamento para exames foi considerado bom e ótimo para 66% dos pacientes, principalmente os que são realizados na própria cidade. Mais 34% consideram regular e ruim, citando os procedimentos mais complexos, como ressonância magnética.
A Farmácia Municipal teve classificação boa e ótima por 59%, e 41% acharam ruim e regular. “Os pacientes relataram que dificilmente encontram a totalidade dos medicamentos prescritos no receituário. Por outro lado, falaram da importância deste serviço e elogiaram a possibilidade de receber gratuitamente a medicação”.
O vereador Adriano Vitor explicou que a pesquisa possibilitou a elaboração de um relatório com informações detalhadas, que será encaminhado ao Poder Executivo, com os devidos apontamentos dos pacientes, principalmente no que precisa melhorar. “Levando em consideração todos os aspectos que envolvem a saúde, quando vejo a nota média recebida por cada unidade, acredito que temos muito para comemorar em se tratando de SUS, Brasil”, ressaltou.
Confira o resultado da nota média atribuída pelos entrevistados para cada Unidade Básica de Saúde:
UBS Alpes: 8,80
UBS Bela São Pedro: 9
UBS Dorothea: 8,84
UBS Jardim Primavera: 10
UBS Nova São Pedro: 9,75
UBS Santo Antônio (Alto da Serra): 9
UBS São Dimas: 8,44
UBS São Francisco: 9,12
UBS UMIS: 8,10