Câmara – Dia do Exército Brasileiro é celebrado com homenagens

Solenidade aconteceu na quarta-feira (10) no Salão Nobre da Câmara., CRÉDITO: Rubens Cardia

 

 

Conforme iniciativa do vereador Trevisan Jr., a força e a tradição do Exército Brasileiro foram reverenciados, em reunião solene nesta quarta-feira (10), às 19h30

 

 

A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Trevisan Jr. (PL), no decreto legislativo 19/2017 comemorou o Dia do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 02-028 Piracicaba, na realização de reunião solene nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, quarta-feira (10), mediante a presença de autoridades civis e militares.

Foram contemplados: o deputado estadual Alex Muniz de Oliveira, o Alex Madureira (PL), o subtenente Alexandre Alves Muniz (Chefe de Instrução do TG de Americana), Dr. Antônio Carlos da Fonseca Bicheiro (Médico na Prefeitura Municipal de Piracicaba), subtenente Eliezer Orlandi (Chefe de Instrução do TG de Limeira), subtenente Erandir Barroso de Souza (Instrutor no TG de Piracicaba), Dra. Fernanda Abrahão (Dentista do Projeto Sorriso Cidadão), tenente coronel Filipe Cardoso Gomes (Chefe da Seção de Tiros de Guerra na 2ª Região Militar), primeiro sargento Leandro César Benini (Chefe de Instrução do TG de Leme), coronel Rodrigo Eval Arena (Comandante do CPI 9) e o comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Sidney Miguel da Silva Nunes.

O Dia do Exército foi instituído na Câmara em 2017, com o objetivo de reconhecer personalidades que se destacaram nas atividades prestadas à Instituição. E, também visa o reconhecimento dos atiradores, ex-atiradores, pessoas físicas e oficiais que se destacaram em suas atividades junto ao Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 02-028 Piracicaba.

Solenidade – Na composição da mesa de honra dos trabalhos da noite, o autor e presidente da solenidade, vereador Trevisan Jr., deputado estadual Alex Madureira, coronel Rodrigo Eval Arena (Comandante do CPI 9),  tenente coronel Filipe Cardoso Gomes (Chefe da Seção de Tiros de Guerra na 2ª Região Militar), a tenente coronel Silvia Andréia Mantoani, comandante do 10º BPMI, o representante do tiro de Guerra 02-028, subtenente Cesar Souza Prates e a conselheira da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Elizete Mazero.

O vereador Trevisan Jr. abriu os trabalhos da noite, e o deputado Alex Madureira fez a leitura bíblica, escolhendo o Salmo 92, versos 1 e 2, onde a mensagem divina nos diz sobre o quão bom e consolável é render graças ao Senhor.

Iniciando o ciclo de saudações, a conselheira da Acip, Elizete Mazero felicitou a todos e, falou da gratidão da Acipi em participar da reunião, com destaque ao papel do Tiro de Guerra em Piracicaba.

Representando o Tiro de Guerra de Piracicaba, Cesar Souza Prates agradeceu a organização do evento, saudando a formação da mesa diretiva dos trabalhos, e enalteceu os agraciados da noite e público em geral, que prestigiou a solenidade.

O tenente coronel, Felipe Cardoso, chefe do Tiro de Guerra também agradeceu a sessão solene e, destacou o respeito do Tiro de Guerra pela Câmara, além de enfatizar a importância das 79 unidades do Tiro de Guerra pelo Estado de São Paulo, de uma organização centenária, que tem muito envolvimento com os municípios.

O coronel Rodrigo Arena, comandante do CPI 9 saudou a todos e parabenizou o vereador Trevisan Jr. pela iniciativa da solenidade em prol do Exército Brasileiro.

O deputado por Piracicaba, Alex Madureira agradeceu a Deus pela oportunidade e também parabenizou o vereador Trevisan pela solenidade e, da oportunidade de também ser contemplado na reunião solene.

O vereador Trevisan Jr. ocupou a tribuna de honra para enfatizar a relevância do evento, em homenagem ao Exército, que forma cidadão, àqueles que tiveram esta oportunidade, de ser uma pessoa diferenciada. Trevisan disse que em sua época foram 440 atiradores formados, sendo que hoje este contingente está na ordem de 100 jovens, o que demonstra “os descasos das prefeituras, em não dar o apoio devido”, disse.

O parlamentar ainda citou o projeto de lei que propôs, o bolsa atirador, onde o prefeito vetou e, foi judicializada a questão, onde a Justiça manteve o veto, por ser prerrogativa do Executivo. Trevisan também lembrou que o próximo prefeito terá esta oportunidade de tornar realidade este projeto. “Que no futuro esta bolsa seja criada de fato e de direito”, disse o vereador, que ainda parabenizou todos os homenageados. Além de comentar sobre a turbulência que o país passou, devido a ditadura do judiciário, onde prisões que aconteceram não foram por acaso, sendo que a população irá acordar.

Na sequência da reunião solene, o cerimonialista Marcelo Bandeira fez um breve histórico do Tiro de Guerra, com foco nos homenageados da noite, que deixaram as suas mensagens gravadas. E, no vídeo institucional foi reafirmado a trajetória do Tiro de Guerra, a partir de Guararapes, onde surgiu o sentimento de brasilidade, e a consolidação de uma instituição que está presente nos principais eventos cívicos do país, além do trabalho de conscientização, como a campanha pela doação de sangue, anti-drogas e limpeza pública, com foco na dengue. No final do evento foi executada a música pelo Dia do Exército.

E para falar em nome dos homenageados da noite, o coronel Rodrigo Arena, comandante do CPI 9, mais uma vez, parabenizou Trevisan Jr. pela iniciativa e, acentuou em que pese não ter feito o Tiro de Guerra, em Rio Claro, mas que sempre se reportou ao exemplo de seu pai, que fez parte do TG 40. O coronel falou de trabalho em conjunto, além de palestras e instruções práticas, em experiências que trouxe para Piracicaba. Também citou a primeira instrução em conjunto, na parte de treinamento, para reconhecer que tipo de armamento o inimigo ou o criminoso está usando.

Rodrigo Arena citou o grande assalto em Araçatuba, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, onde por intermédio do Baep, pôde constatar a importância das instruções, pela identificação do armamento, e do treinamento com o pessoal do Exército Brasileiro. Ainda lembrou que mais recentemente, um sargento, fez o estágio de caçador militar, em treinamento duro na questão física.

O coronel também enalteceu o papel do Exército desde a guerra do Paraguai e Canudos, lembrando que foi o primeiro batalhão de Polícia Militar que esteve em Canudos e, também no ano de 1935, na Intentona Comunista, além da presença de policiais também na Segunda Guerra Mundial. A presença militar na pandemia da covid-19 e a ação policial em São Sebastião, pela tragédia ambiental no litoral norte, também foram pontos levantados pelo coronel, para mostrar o quanto de parceria existe entre as duas instituições, para a defesa da pátria, com o Exército e o cidadão, pela Polícia Militar.

Em alusão à fala de Rodrigo Arena, o vereador Trevisan Jr. lembrou de Canudos, que teve história liderada por Prudente de Moraes, vereador por cinco mandatos em Piracicaba, senador da República e o primeiro presidente civil do Brasil, numa época em que Piracicaba passava de província para cidade e, já contando com pessoas visionárias como Prudente de Moraes.

O subtenente Person Souza Prates, do Tiro de Guerra 02-028-Piracicaba também falou em nome dos contemplados da noite, passando pela abrangência de cada um, do apoio aos 11 instrutores do Estado, do papel da Guarda Municipal de Piracicaba, na seleção de atiradores, realização de palestras sobre medicina preventiva, que também envolve cuidados com os dentes, da formação de jovens e, do envolvimento de cidades da região.

Prates também falou sobre a data do Dia do Exército (19 de abril), dos bravos homens e mulheres, desde 1948, com atuação na guerra dos Guararapes, em Pernambuco, Cisplatina, Paraguai, missões de paz na ONU, dentre outras ações que evidenciam o Exército, no papel de proteção do pais. Para  o subtenente, o Exército é uma instituição de estado, como pedra angular da sociedade, onde seus componentes colocam a vida em defesa do outro. “Saldamos o espírito de equipe e camaradagem que definem o Exército. Ninguém sozinho é tão forte quando estão todos juntos. Que este dia seja especial. E, soltou o grito: Bandeirantes…Brasil”, concluiu Prates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima