Projeto faz parte das ações culturais oferecidas pelo instituto que leva o nome do escritor e jornalista
Em mais uma edição do projeto Culturateca, no último dia 28, o Pecege recebeu o renomado jornalista Cecílio Elias Netto, autor do Dicionário do dialeto caipiracicabano, para um “bate-papo” sobre a linguagem que faz parte da identidade acolhedora e peculiar da região de Piracicaba.
Fundador do Instituto ICEN e conhecido pela produção do seu rico acervo cultural, o jornalista, escritor e bacharel em Direito, Cecílio Elias Netto, conta com uma trajetória de mais de 55 anos na Literatura e 65 no Jornalismo. Ele diz se sentir honrado e privilegiado por participar desse evento cultural oferecido pelo Pecege e, também, pela parceria cultural que o Pecege e o ICEN estão desenvolvendo juntos.
“A ideia do trabalho sobre o dialeto caipiracicabano surgiu nos anos 80, quando eu estava em Brasília para uma entrevista com o ministro Andreazza; o auxiliar dele veio falar comigo, e logo percebeu que eu era de Piracicaba. Ele me disse que havia se formado na Esalq há mais de 40 anos, mas que nunca se esqueceu do sotaque piracicabano”, relembra o jornalista.
Cecílio explica que a partir desse momento percebeu que o jeito caipira e o nosso sotaque são uma marca. “Isso me deu a ideia de fazer um glossário, e ‘incendiou’ a cidade em 1987 quando publiquei o meu primeiro livro. Então, eu fico surpreso, envaidecido, mas sei os meus limites. Devo tudo a Piracicaba, que é o nosso berço!”, conclui.
O Diretor de A Tribuna Piracicabana, Evaldo Vicente, diz que esse encontro, realizado pelo Pecege com o escritor Cecílio Elias Netto, é Piracicaba revivendo a alegria de preservar a sua história. “Cecílio é a pessoa que hoje consegue realmente exprimir toda essa beleza e naturalidade do piracicabano, e de se referir às coisas que ele gosta com um amor não só fraternal, mas umbilical. Eu me alegro pela nossa amizade e convivência de mais de 56 anos no meio jornalístico”, e completa “que essa convivência se repita também com outros escritores e poetas para que continuemos a preservar a história da cidade. O Pecege está de parabéns!”, destaca Evaldo.
Para o presidente da Academia Piracicabana de Letras (APL) Prof. Vitor Vencovsky, foi um encontro maravilhoso. “Conversar com o Cecílio sempre é um momento muito especial por suas histórias. Ele é uma enciclopédia, conhece tudo do século 20 referente a Piracicaba, a gente volta ao passado com ele. Por conta desse trabalho maravilhoso que ele desenvolveu, toda essa questão e trajetória do dialeto caipiracicabano se transformou em livro. Foi um prazer participar, parabéns ao Pecege pela iniciativa”, ressalta Vitor.
De acordo com a Gestora de Responsabilidade Social do Pecege, Daiane Fausto, foi uma honra receber o renomado jornalista Cecílio Elias Netto na edição de março da Culturateca. “O projeto Culturateca tem como objetivo promover atividades culturais continuamente, celebrando a diversidade artística e cultural. As experiências e reflexões provenientes da arte e cultura fortalecem a consciência sobre nosso papel como agentes de transformação social”, afirma Daiane.
O projeto Culturateca realizado pelo Pecege acontece sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 17h30, e visa promover e incentivar atividades culturais e manifestações relacionadas à arte, bem como explicar curiosidades sobre a origem de diversos termos e o resgate de memórias, sempre fortalecendo a tradição piracicabana.