Mudas – Sema abre inscrições para curso de produção

Curso abordará técnicas de produção de mudas de hortaliças, aromáticas, medicinais e frutíferas orgânicas. Crédito: Isabela_Borghese

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), promove no próximo sábado e domingo, 23 e 24/03, o curso gratuito de Produção de Mudas de Hortaliças e Frutíferas em Sistema Agroecológico, em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba e a empresa Expansão Agroflorestal.

Os interessados podem realizar a inscrição até sexta-feira, 22/03, pelo link https://bit.ly/curso_mudas. As aulas acontecem no sábado, das 7h às 18h, e no domingo das 7h às 12h, na horta comunitária da Casa do Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200 – Paulicéia).

A programação do curso abordará aulas práticas e com metodologia participativa sobre técnicas de produção de mudas de hortaliças, aromáticas, medicinais e frutíferas orgânicas, metodologia de consórcio agroflorestal e dinâmicas em grupos.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, o curso é uma ação dentro do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, e tem como objetivo fomentar a agricultura agroecológica e a produção sustentável de alimentos com a utilização de técnicas e práticas agroecológicas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional no município de Piracicaba.

O programa Patrulha Agrícola, coordenado pela Sema, fez o nivelamento da área para implantação da estufa de mudas.

Este já é o segundo curso que a Sema promove em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba. Em fevereiro de 2023, aconteceu o curso introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológicas, que capacitou 30 participantes, entre agricultores, profissionais da área e cidadãos representantes de comunidades que já desenvolvem, ou têm interesse em iniciar hortas urbanas

“Com esse incentivo à agricultura local, compraremos menos alimentos de outros municípios, garantindo mais emprego e renda para os produtores piracicabanos, uma alimentação mais saudável à população, a redução do custo de acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda e o aproveitamento de terrenos ociosos do município”, enfatiza a secretária.

A capacitação também conta com o apoio da Smads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), SME (Secretaria de Educação), Movimento Tô Aqui, Tritura Pira, Corredor Caipira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima