O cronograma de apresentações segue até o mês de setembro e, no total, 2.155 alunos de 31 escolas serão impactados pelo projeto
Começou ontem (8), no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho, a temporada 2024 do projeto ABC do Dó Ré Mi, parceria da SME (Secretaria Municipal de Educação) com a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), e apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A abertura contou com a presença dos secretários de Educação, Bruno Roza, e de Cultura, Carlos Beltrame, e do regente da OSP, Knut Andreas.
Na primeira apresentação do ano, cerca de 350 alunos das escolas municipais Adolfo Basile, Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, João Batista Nogueira e Aracy de Moraes Terra acompanharam o concerto. O cronograma de apresentações segue até o mês de setembro e, no total, 2.155 estudantes de 31 escolas serão impactados pelo projeto.
No palco do teatro, os 18 instrumentistas da OSP e o ator Washington Poppi, que dá vida ao palhaço Zé da Batuta, e o violonista Luis Fernando Fisher Dutra, intérprete do maestro, interagem entre si e com público.
Durante a apresentação, os músicos apresentam os grupos de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) e suas sonoridades. “Ao costurar música e teatro, o projeto permite que as crianças conheçam de perto os instrumentos e suas famílias, além de aprenderem o quanto uma orquestra pode ser versátil”, explicou o regente Knut Andreas.
O secretário de Educação, Bruno Roza afirmou que o acesso à cultura é um potencializador fundamental de transformação social. “Quero expressar meus sinceros agradecimentos aos talentosos músicos envolvidos no projeto, pelo compromisso em proporcionar uma experiência rica e educacional para nossos alunos. Através da música, estamos construindo pontes para um futuro mais enriquecedor.”
Carlos Beltrame, secretário de Cultura, destacou a colaboração entre as secretarias de Educação e da Ação Cultural e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. “É um projeto que está proporcionando oportunidades valiosas para nossos alunos. Juntos, estamos construindo um caminho onde a cultura e a educação se entrelaçam para enriquecer as vidas de nossa comunidade.”
Criado em 2016, o projeto ABC do Dó Ré Mi tem como objetivo aproximar a música erudita dos alunos da Rede Municipal de Educação.