Continua sendo preciso resistir e avançar

Rubens Santana de Arruda Leme

Antes de entrar no assunto em questão, gostaria de esclarecer algumas coisas sobre esse articulista, que manifesta suas opiniões, na maioria das vezes, imbuído da indignação, da preocupação com nossa cidade e com o país, eventualmente sobre amenidades e reminiscências.

Não sou escritor profissional, nem filósofo, mal sei diferenciar um axioma de um provérbio. Também não sou intelectual, precisaria ter vivido mais algumas vidas, lido cem vezes mais do que já li e aprendido muito mais do que aprendi, para ser honrado com tal adjetivação. Tenho muitos defeitos e limitações inerentes à natureza humana, faço o possível para não me assemelhar a um fariseu hipócrita. Na verdade, não passo de um ativista em plena decadência física e mental, mas sem falsa modéstia dou meus pitacos na tentativa de ser útil, nessa minha caminhada, já na reta final, pelo planeta Terra.

Agora vamos ao que interessa.

Numa luta desigual contra o poder da máquina pública   e das mentiras que foram banalizadas através da incrível abrangência das redes sociais, onde qualquer idiota se acha um gênio, conseguimos retomar o processo civilizatório do nosso Brasil. Em tempo, a bandeira verde, amarela, azul e branca também é de todos os brasileiros(as)e aquele verdadeiro hino à liberdade e à democracia, cantado por Geraldo Vandré, não é prá ser apropriado por quem defende ditadura.

Somente quem participou ativamente do último processo eleitoral, sabe dizer como foi difícil a retomada do poder central, pelas forças democráticas. Aliás, temos que ser eternamente gratos ao eleitorado nordestino que viabilizou essa vitória histórica.

Ainda que o mal maior tenha sido evitado, ao impedirmos a reeleição de um governo negacionista, sem qualquer empatia com os verdadeiros anseios e necessidades do nosso povo, a luta no sentido de combatermos ao fundamentalismo antidemocrático, que continua presente na mente de grande parcela da população, é urgente e imprescindível. Infelizmente a legislação eleitoral, o poder econômico da direita, a lamentável mistura de religião e política, capitaneada pelos modernos “coronéis da fé ”, manipulando seus féis, em especial os mais humildes, de acordo com seus interesses, resultando num congresso alheio às verdadeiras necessidades da maioria da  população, impedem que o governo federal caminhe mais rapidamente rumo a um pais mais justo.

Estamos às portas das eleições municipais. Piracicaba, assim como muitas outras cidades do Brasil, em especial do interior paulista, foi envolvida pela nuvem negra do conservadorismo da extrema direita nefasta. Dessa forma, o bolsonarismo se apoderou da maioria das prefeituras e dos poderes legislativos e, na prática, privilegia as classes mais abastadas, ainda que via clientelismo e da manipulação de parte significativa das igrejas, especialmente as evangélicas, através de falsos profetas, mercenários da fé,  conseguiu seduzir  setores mais humildes e desinformados da população. Sem contar a propaganda massiva, mentirosa que fez e continua fazendo contra a esquerda, em especial contra o PT, através da cooptação de setores da mídia, das redes sociais e de púlpitos religiosos, contaminando a mente de milhões de incautos, sem discernimento para entenderam suas verdadeiras intenções. A propósito, aproveitamos para manifestar aqui nossa solidariedade à vereadora Rai de Almeida(PT), que, pela sua postura firme em defesa das ideias libertárias, vem recebendo covardes ameaças via redes sociais, através de uma mente doentia.

Democratas de todas as matizes e de maneira especial a juventude consciente, que sonha com um país melhor para todos os brasileiros, sem ódios, sem preconceitos, com todos os direitos garantidos, quero conclamá-los no sentido de defenderem a nossa democracia conquistada às duras penas e dizer-lhes que avançar é preciso, resistir é preciso!

______

Rubens Santana de Arruda Leme, técnico químico industrial, supervisor de Higiene e Segurança do Trabalho, representante comercial autônomo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima