Repasse tem objetivo de ampliar a pactuação de procedimentos em saúde para reduzir as filas de espera para consultas, exames e cirurgias via central de regulação Cross
Na manhã de ontem (7), o prefeito Luciano Almeida participou da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e o Gabinete 3D – Saúde promovidos pelo Governo de São Paulo. Na oportunidade, foi assinado um termo de acordo e compromisso de gestão no valor de R$ 254 milhões para os 26 municípios do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) e 36 prestadoras de serviço em saúde pública, como hospitais filantrópicos, por exemplo. O valor será repassado pelo Estado aos municípios e prestadores por meio da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) para ampliar a pactuação de procedimentos para reduzir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades via Sistema CROSS/SP (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
Luciano Almeida reforçou que a assinatura do acordo é uma conquista de todos os municípios que trabalham unidos para uma saúde cada vez melhor na DRS-X. “Todos juntos conseguimos resultados maiores para a população e é isso que acontecerá por meio dessa assinatura de hoje. Apesar disso, também precisamos reforçar cobranças de outros tempos, como a ampliação do atendimento do Hospital Regional. Lembro também da ampliação de leitos e do atendimento em ortopedia, oftalmologia e urologia no HRP”, cobrou.
O prefeito também aproveitou a oportunidade e solicitou atenção especial do Estado para implantação de novos cursos na FOP. “Estamos discutindo a implantação do curso de medicina aqui na Faculdade. O campus e a cidade está preparada para receber este curso uma vez que a Unicamp tem estrutura e excelência na área de ensino superior”, completou.
A secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, destacou a importante da união dos municípios da região a parceria com o Estado. “É assim que queremos transformar a saúde em São Paulo, ampliando o acesso aos procedimentos e dando condições para que os agentes locais possam ofertar maior número de atendimentos à população usuária da rede pública. Vamos apresentar o Programa de Saúde Digital que vai ser um dos alicerces para essa transformação”, afirmou.
Na oportunidade, mais de 100 representantes dos 26 municípios da DRS-X participaram do encontro que termina no final desta tarde. Também foram discutidos os avanços e perspectivas da regionalização da saúde, bem como os novos desafios para a regional, além da implantação do Comitê Executivo de Governança da Rede de Atenção à Saúde e pactuação na CIR (Comissão Intergestores Regional).
Participaram da solenidade de abertura: Augusto Muzilli Júnior, secretário Municipal de Saúde; Leandro Carneiro, membro do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo); Cláudia Castro, superintendente estadual do Ministério da Saúde; Renilson Rehen, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde; Hélio Zanatta, deputado estadual; Moisés Taglietta, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-X); e Flavio Henrique Baggio Aguiar, diretor da FOP.