Papel das bactérias na natureza (II)

Jose F. Höfling

Estivemos escrevendo um pouco sobre o papel das bactérias na natureza, permitindo a compreensão da importância desses microrganismos nos processos que compõem a biologia dessas comunidades e suas consequências positivas para o meio ambiente.

Embora costumamos ver os microrganismos negativamente, já que causam doenças para os seres humanos e animais, é preciso entender o significado fundamental desses organismos para o planeta envolvendo os seres vivos de modo geral. Assim pesquisas com microrganismos tem tido amplas aplicações.

Progressos tem sido obtidos de forma favorável no estudo das doenças e da manutenção da saúde, assim como na solução de problemas industriais e da agricultura, desenvolvendo-se novas tecnologias. A microbiologia dos dias atuais progrediu bastante nos campos da imunidade, quimioterapia, vírus e genética microbiana. Muitas das doenças infecciosas foram dominadas através da aplicação de imunidade, quimioterapia e medidas sanitárias, visto que as doenças infecciosas veiculadas pelo ar como (por exemplo influenza, resfriado comum), ou adquiridas por contato (doença venérea) e muitas outras mais constituem uma ameaça permanente.

Quando olhamos para a cavidade oral, por exemplo, ´carie dental e doença periodontal, sabemos que são doenças universais, pelo menos em humanos adultos… O estudo dos vírus tem ocorrido com rapidez, gerando conhecimento sobre a maneira pela qual esses parasitam as células e orientam suas reações energéticas para forçar a síntese de novos vírus tanto em animais, como vegetais e humanos, permitindo a sua reprodução e sobrevivência, lembremos de tudo que aconteceu na pandemia e com que rapidez se multiplicou levando, nesse caso, ao óbito milhões de seres humanos em todo o mundo. Por outro lado, o estudo da estrutura e função dos quimioterápicos, no entanto, permitiu estabelecer seu modo de ação e conduziu à síntese de novos agentes, cujas propriedades são adequadas para uma determinada necessidade ou situação.

Envolvidos na microbiologia de patogênicos estão também os novos desenvolvimentos nas indústrias de fermentação e farmacêutica de produção de antibióticos, vitaminas, drogas biológicas e quimioterápicas. O estudo da variação microbiana (genética microbiana) desenvolveu uma nova disciplina da biologia celular e molecular, em franco progresso, que envolve uma porção maior da genética moderna. Creio, dessa forma. fazendo uma analogia, com outros fatos, que podemos também dizer: “Ruim com eles, pior sem eles.” Como já disse alguém, está tudo aqui…