ESQUERDA
Na praça política de Piracicaba, há somente uma pré-candidatura que podemos chamar de esquerda. É a deputada estadual Professora Bebel (PT), que tem o apoio da Federação PT-PV-PCdoB. E os advogados José Osmir Bertazzoni (esquerda) e Francys Almeida, ambos do PCdoB, estão em campanha para uma possível disputa para vice de Bebel, que já tem, entre outros nomes, o de José Machado, ex-prefeito, do sindicalista José Luiz Ribeiro (SD) — todos em conversa de bastidores. E como fazem, também, outros pré-candidatos, tomando cafezinho aqui, ali, acolá… Mas são todos pré-candidatos que podemos chamar de direita. E outubro chega rápido. Desde ontem (7), a lei abre espaço para os ajustes partidários.
DESABAFO
“Espero que o covarde que se escondeu atrás de um email, seja localizado, processado, exposto publicamente e punido. Raí é exemplo de dedicação ao mandato e aos bons princípios. Sempre agredida das mais diversas formas. Deveria usar câmera oculta. Nossa solidariedade.” Registrado, Selma Kassouf, com apoio deste idoso e cansado Capiau.
CAMISA
O Capiau, idoso e cansado, precisa corrigir algo que não saiu tão certo: o deputado estadual Alex Madureira (PL), pré-candidato a prefeito, durante a recepção ao ídolo do seu partido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, estava com camisa branca e não verde-amarela, como divulgado. Foi, em síntese, um recado: sinal de paz.
PARTIDO
O professor Adolpho Queiroz — entusiasmado com a pré-campanha de Madureira à Prefeitura — informa que seu partido nada tem a ver com os Republicados. Estes apoiam, sim, o seu pré-candidato, mas sua inscrição está no União Brasil. Neste legenda, há jovens de todos os setores e “é bom ter um cabelo branco como eu”, fala, bem humorado, o escritor e professor de tantos anos.
PÉROLA
Também é de Adolpho Queiroz o que chama de “pérola”, pois “ouvi por aqui que, como o Bolsonaro usou a camisa do XV no sábado, e o XV ganhou de 5 a 2 ontem, pode ser considerado um “sortudo”, referindo-se à possível vitória de Madureira. Só que voto é voto, torcida é torcida. Para os artistas do humor, tudo vale para boas tiras, cartuns, caricaturas…
SILÊNCIO
Este Capiau está meio curioso, mas não pergunta mais: como está o MDB de Piracicaba, sob a presidência do empresário André Augusti? Seu profundo silêncio pode e quer dizer algo especial à praça política? Perguntar não ofende e aguardar, em política, faz parte da matéria prima. E o PDT de Max Pavanello? E o PSB de Mário Neto?
BIOCOMBUSTÍVEIS
Um dos assuntos mais discutidos no setor de biocombustíveis, o Projeto de Lei (PL) do Combustível do Futuro será um dos temas em destaque na estreia da série de Lives mensais “Conexão SCA Brasil”. E para aprofundar essa discussão, nada melhor do que a presença do relator do projeto que tramita no Congresso Nacional, o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Ele será o convidado especial da Live inaugural na quinta (14), das 10h às 11h.
MESA 13
Boa e divertida foi a acomodação, em São Paulo, durante o jantar de recepção da Hyundai aos jornalistas do Brasil. De Piracicaba, foram seis e, na escolha da mesa, entre dúvidas e mais dúvidas, acabaram se acomodando na mesa 13, número da legenda do PT. Como o PV — do qual Jairinho Mattos é vice-presidente em Piracicaba — faz parte da Federação, foi unânime a provocação que fica para as análises da Professora Bebel, pré-candidatura a prefeita: Jairinho Mattos como pré-candidato a vice-prefeito. E está se recuperando muito bem de cirurgia num dos joelhos e voltará a jogar bola, o que lhe foi garantido pelo ortopedista.