O Viveiro Municipal Antonio Rodrigues Romero foi inaugurado no sábado (2) em clima de comemoração. O espaço público será, literalmente, berçário de mudas destinadas à arborização de ruas e restauração florestal. Já na “estreia’ do novo espaço municipal foram entregues 86 mudas.
“Essa é uma obra feita com 100% de recursos municipais e foi planejada para trazer muitos benefícios, como a garantia de produção de água”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, que na solenidade com participação de 9 vereadores, destacou também o papel da Câmara Municipal nos projetos. “São vereadores que pensam na cidade”, afirmou.
O prefeito pontuou que este tipo de investimento, com recursos apenas do município, só é possível porque a gestão é feita de forma séria e austera. “Estamos sempre em busca de recursos estaduais e federais, que exigem contrapartida e também planejamos os investimentos do município para que os benefícios cheguem na ponta, para as pessoas que vão utilizar o serviço público oferecido”.
“É um dia muito feliz, este era um anseio muito grande da população”, disse o presidente da Câmara Municipal, Adilson de Jesus, o Branco. Além dele participaram da inauguração os vereadores Antonio Toledo, o Toninho da Sorveteria; Adriano Vitor, Cleuza Barros, Du Sorocaba, Dudu, Albino Antunes, o Indio; Luciano Mazzonetto e Luiz Fernando Gomes Altos, o Melado.
“Com a instalação do viveiro, estamos zelando pelo futuro da nossa cidade e da nossa gente”, destacou o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior, que agradeceu o empenho da equipe da Coordenadoria e de outros setores na implantação do novo espaço público. “Pelo menos 60 pessoas trabalharam incansavelmente para esta inauguração, para que o projeto se transformasse em realidade”, afirmou Bosqueiro Júnior, que agradeceu também todo o empenho das pessoas que atuam em grupos ou de forma individual em ações voltadas ao Meio Ambiente.
O secretário de Obras, Caio Piedade, lembrou que a implantação do viveiro já aparecia entre as metas da Agenda 25 e que sua efetivação é motivo de alegria. “Há outras demandas que buscamos, como a rede coletora de esgoto nos bairros”, disse. Também participaram os secretários municipais Samanta Bontorim (Educação), Claudinei Arruda (Governo), Ronaldo Gasparelo (Turismo) e Cássio Capellari (Justiça), além da deputada federal, Renata Abreu e coordenadores municipais.
Com capacidade inicial de produção de 30 mil mudas por ano para restauração florestal – onde haverá recuperação de nascentes, de beira de rios e outras áreas de preservação permanente – e outras 1.000 mudas ano para arborização urbana – para plantios em calçadas e quintais residenciais; o Viveiro conta com estufa de 160 metros quadrados, sistema de irrigação automatizado para fertirrigação e 234 metros quadrados de bancadas que serão suporte para os primeiros meses de vida das milhares de mudas antes da expedição.
HOMENAGEM – Antonio Rodrigues Romero nasceu em Cadiz, na Espanha, em 15 de junho de 1903. No Brasil, casou-se com Benedita Ribeiro Romero e teve 6 filhos. Sempre exerceu a profissão de verdureiro e cultivou uma grande horta no bairro Vila Nova, atividade que garantiu o sustento da família. Ele entregava verduras em pensões e hotéis de São Pedro com uma carriola, o que lhe rendeu o apelido de “Antonio Verdureiro”.
Faleceu em 19 de junho de 1987 em São Pedro. Participaram da inauguração os filhos Pedro, Valter, Antonio, Maria Lúcia e Maria Joana, os netos Elaine, Ricardo, Andreia e Creusa e a bisneta Ana Julia.
Termo de cooperação foi assinado – Na inauguração do Viveiro Municipal foi assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura de São Pedro e a Concessionária Eixo SP. Assinaram o documento o prefeito Thiago Silva e o superintendente de Engenharia, Projetos e Meio Ambiente da Eixo, Graciano Amorim.
O principal objetivo é apoiar ações de reflorestamento das matas nativas dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado na região. A parceria garantiu o fornecimento de 5.000 mudas pela concessionária para dar início às atividades do viveiro municipal. Em contrapartida, o viveiro municipal servirá como suporte ao programa de resgate da flora, a ser realizado durante as obras de duplicação da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre os municípios de São Pedro e Santa Maria da Serra.
O programa de resgate da flora envolve a supervisão técnica especializada para identificar e selecionar as espécies florestais a serem resgatadas durante as obras de duplicação da rodovia, abrangendo sementes, epífitas, mudas, bromélias, orquídeas e outras, com prioridade para aquelas com maior vulnerabilidade.
Além do programa de resgate da flora, as obras de duplicação vão incluir programas para controle da erosão, gerenciamento de resíduos, resgate da fauna doméstica e silvestre, entre outros. Adicionalmente, está previsto a restauração de 87,79 hectares de mata nativa como compensação pelas intervenções das obras.
ESTREIA – No dia da inauguração do Viveiro foram distribuídas 86 mudas. O Viveiro Municipal fica na avenida Paschoal Antonelli, 265. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Para solicitar a doação de mudas, é preciso ir até o Viveiro e preencher um cadastro. Os interessados recebem orientações técnicas sobre o plantio e cultivo.
MÉRITO AMBIENTAL – Foram entregues na solenidade as medalhas e diplomas de mérito ambiental “Maria Angélica Manfrinato” para pessoas com atuação destacada nesta área. Foram homenageados Rita Prado, Haroldo Botta, Daniela Vicente Veras, Edilene Cristiani Leonardi,Sandro do Nascimento Barbosa, Fernando Nicolau, Laércio Bomtorin, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Edson José Vidal da Silva, Francisca Barreto, Vânia Galindo Massabni, Sheila Fernandez de Almeida Classere, Ademir de Lucas, Antonio Marcos Zenaro, Vanderleia Aparecida Veronese e Valter Coelho Prates, Fernando Paula da Motta e a Tribo de Gaia e Gabriele Braun.