Caldeirão Político

PREFEITO INOVADOR

O prefeito Luciano Almeida (PP) conquistou o título de Prefeito Inovador 2024, um reconhecimento pelo trabalho de transformação digital que está promovendo na Prefeitura de Piracicaba. Na foto, ele recebe a certificação de Pedro Chamochumbi, agente de Desenvolvimento Organizacional e Governo Digital, que o representou durante a premiação organizada pela Rede Cidade Digital no início do mês no município de São Carlos, com apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o evento, que reuniu 60 prefeituras de todo o país, a gestão de Luciano Almeida obteve posição de destaque pela estratégia clara de promover a transformação digital na Prefeitura de Piracicaba assumida desde o início de seu mandato.

 

CARTÃO

Entre as maiores transformações ocorridas na Prefeitura de Piracicaba, foram ressaltadas a implantação do Programa Prefeitura Sem Papel, o Cartão Pira Cidadão, a modernização do portal web da Prefeitura, o aplicativo SOS Mulher e o desenvolvimento de projetos de transformação digital, implantados por diferentes secretarias. É, no caso, a “Prefeitura sem papel”.

 

TENDÊNCIAS

A praça política de Piracicaba, nos bastidores, pega fogo por hora e logo vai por minuto. O que se discute para composições está além do que a história registra até hoje, falando-se de pré-candidatos, tanto de prefeito, como vice e, claro, vereadores. É natural que o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) manifeste apoio ao pré-candidato Barjas Negri (PSDB), por exemplo.

 

APOIO

Já é real o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à deputada estadual Professora Bebel, como pré-candidata pelo PT. Além de encontros com correligionários e petistas de carteirinha, a Professora Bebel está distribuindo sua prestação de contas, em 16 páginas impressas, coloridas, e falando com os eleitores sobre uma discussão em torno de Piracicaba.

 

CONVENÇÃO

Aliás, fala-se que o ex-ministro da Saúde de FHC aguarda as convenções do seu ninho, o tucano, para ampliar a análise em torno de candidatura por este ou aquele partido. Por enquanto, prevalece o PSDB. Mas já há “fofocas santas” ou “absurdas” que indicam alguma mudança, se necessário. Barjas Negri é tido, em tese, como estrategista e, por isso, é aguardar. Faz reflexão, hoje, sobre a derrota de 2020 para Luciano Almeida (PP)?

 

SEM VENENO

Mas os fofoqueiros mais apimentados fazem questão de lembrar que, quando candidato à vice-presidente na chapa de Lula (PT), Geraldo Alckmin — companheiro de Barjas Negri no PSDB com longa história — não teve, dele, Barjas, uma manifestação pública de apoio. Os adversários de Negri estão se preparando para mostrar esse lado. Aguardando.., sem veneno.

 

ZEZINHO

Ontem, o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) enviou mensagem a este Capiau e declarou que seu apoio é ao pré-candidato a prefeito Helinho Zanatta (PSD), que tem, também, recebido apoio dos produtores rurais de Piracicaba. Agora, estão começando as definições, pois os partidos começam a lançar seus 24 candidatos ao Legislativo, ou seja, 23 cadeiras mais uma candidatura.

 

OSMIR

Sindicalista, jornalista e advogado, José Osmir Bertazzoni (PCdoB) recebe, hoje (23), às 19h, na Sociedade Italiana de Mutuo Socorro, os amigos, admiradores e leitores para autografar o livro Alpharrábio’s, obra que reúne artigos sobre posicionamentos em artigos na imprensa local, assim como uma resumo da sua vida, desde a entrega de jornais pelo Centro da cidade até as demandas em tribunais superiores, em São Paulo e em Brasília. O prefácio é do escritor e jornalista Cecílio Elias Netto, decano da imprensa piracicabana.

 

PEDIDO

Para o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal (PL), está pedindo para ser preso, ao fazer diversas declarações sobre o ato que promoverá domingo, 25, às 15h, na avenida Paulista, em São Paulo. “Bolsonaro tem que ser preso em flagrante se estimular novamente ataques aos poderes”, afirma.

 

SEM GRAÇA

Ontem, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal (PL), foi à Polícia Federal, cumpriu a intimação, mas ficou em silêncio. É o direito de ficar calado. Com isso, este idoso e cansado Capiau vê que ficou sem graça, pois, quando Bolsonaro fala, algo de novo, interessante e de cômico sempre aparece, bem ao seu estilo. As investigações continuam sobre o 8 de janeiro. Na Monarquia, o 9 de janeiro foi o “Dia do Fico”, apenas uma lembrança.

 

REPARTIÇÕES

Os administradores das unidades do Exército Brasileiro estão trabalhando para que as acomodações, em vários pontos do Brasil, fiquem de acordo com as necessidades para que possam receber generais estrelados, em decorrência dos julgamentos e possível condenação de alguns que participaram do 8 de janeiro. Registro: o presidente Lula demitiu o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército.

 

EVENTO — I

Durante evento público para falar de ESG, Alex Salvaia, secretário municipal do governo Luciano Almeida, fugiu do assunto principal para criticar uma inexistente política de cotas de gênero e etnia nas empresas. Não é hora de discutir o tema?

 

EVENTO — II

“Se isso for implementado, a pessoa mais qualificada daquela organização vai ser demitida para dar lugar a alguém que cumpra a cota. Não podemos deixar isso acontecer!”, afirmou, em tom de brado. Na plateia, olhares de desconforto e incômodo.

 

EVENTO — III

No mesmo evento, como já é de costume, o Luciano Almeida (PP) registrou uma participação mais rápida que parada nos boxes de Fórmula 1. Entrou, falou por brevíssimos segundos, e saiu sem justificar. Aliás, não é obrigado a fazê-lo. A agenda de campanha parece estar tomando bastante tempo do prefeito, o que é natural como pré-candidato à reeleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima