Programação é da Associação Educando Pelo Esporte, de hoje a domingo, com Aninha Barros, Via Pública, Claudemir e Moisés e Banda Arizona
Reunindo não só ampla variedade de opções gastronômicas como também bandas e artistas de diversos estilos, a 12ª Festa da Batata acontece no Parque Engenho Central, de hoje (15) a sábado (17), das 18h às 22h, e domingo (18), das 12h às 15h. Em cada dia, haverá um show. Sobem ao palco, respectivamente: Aninha Barros (samba), Via Pública (rock), Claudemir e Moisés (sertaneja) e a Banda Arizona (forró). A entrada é 1Kg de alimento não perecível e o estacionamento no local é gratuito.
A realização da 12ª Festa da Batata é da AAEPE (Associação Atlética Educando pelo Esporte) em parceria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) e Smads (Secretaria Municipal de Assistência Social). A entidade tem ainda seus projetos sociais aportados pelo Fumdeca (Fundo Municipal da Criança e Adolescente). O patrocínio master do evento em 2024 é feito pela empresa Piracicaba Ambiental. Apoiam a programação: Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Atlante, Encatti, e Manifesta.
De acordo com o presidente da AAEPE, Cláudio Roberto Grandino, a programação da 12ª Festa da Batata foi pensada para atender os mais diferentes gostos. “Em todos os dias haverá música ao vivo, contemplando diversos estilos. Além dos shows com samba, rock, sertanejo e forró, também estamos promovendo uma apresentação de dança e da banda formada pelos alunos do Educando Pelo Esporte. Aproveito para convidar todos para prestigiar a festa e ajudar as crianças do projeto”.
Atualmente, a AAEPE atende 220 crianças e adolescentes, em parceria com o Fumdeca; além de 150 crianças integrantes do projeto competitivo, com idade de 7 a 17 anos. “A receita completa da Festa da Batata é revertida para os projetos que realizamos, o que nos permite custear três meses de atendimento”, revelou Grandino.
ABERTURA — A abertura da 12ª Festa da Batata será com Dance Raul, hoje (15), às 18h40. Na mesma noite, a partir das 20h, sobe ao palco a cantora Aninha Barros. No repertório ela traz os clássicos do samba. Já a sexta-feira é a noite do rock, com a banda Via Pública. O grupo começa o show às 20h e leva para o Engenho Central sucessos nacionais e internacionais do gênero musical.
No final de semana, as atrações começam no sábado (17) com a Banda do Educando, às 18h40. O grupo instrumental é formado por alunos da Educando Pelo Esporte. Um pouco mais tarde, às 20h, quem comanda o palco é a dupla sertaneja Claudemir e Moisés. Super simpáticos e comunicativos, eles têm no repertório a música raiz. Para encerrar, no domingo (18), a Banda Arizona anima o almoço, a partir das 12h30, com o seu forró e músicas para quem ama dançar.
VOLUNTÁRIOS — Cerca de 300 pessoas participam da 12ª Festa da Batata como voluntários. A expectativa dos organizadores é alcançar um público de 8 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. No cardápio da festa é possível encontrar batata frita palito, aperitivo de batata e diversos sabores de batatas recheadas, além de espetinho, pastel, lanche de pernil e linguiça, churros e doces. Entre as opções de bebida estão: chopp, cerveja, drinks, suco, refrigerante e água.
Entre as novidades dessa edição está o oferecimento do almoço de domingo: porco no rolete com batatas. O cardápio de domingo ainda contempla: arroz. farofa, vinagrete, salada de batata, linguiça de pernil, filé de coxa e sobrecoxa, nhoque com molho de tomate fresco e manjericão, salada de folhas verdes, tomatinnes e mussarela de búfala. A venda (R$ 70) é antecipada e deve ser feita diretamente com a Educando Pelo Esporte, pelos números (19) 34335-085 ou (19) 99949-4114.
EDUCANDO PELO ESPORTE — A AAEPE é uma OSC (Organização da Sociedade Civil), sem fins econômicos, fundada em dezembro de 1997 em Piracicaba, por meio da união das associações de moradores dos bairros Caxambu e Pauliceia. A mobilização surgiu a partir da sensibilização sobre a vulnerabilidade e risco social em que viviam as crianças e adolescentes das redondezas. Embasados no poder de transformação do esporte, o grupo passou a ofertar serviços socioassistenciais à população mais vulnerável.
Os projetos são desenvolvidos no contraturno escolar e atendem as demandas observadas pelo Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, oferecendo apoio às famílias e prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social. É uma proposta do Educando Pelo Esporte promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de esporte, cultura e lazer. Informações: www.educandopeloesporte.org.br ou www.instagram.com/festadabatatadepiracicaba.