Enfermo – No Dia Mundial, vale refletir sobre os cuidados

Irmã Davina Bernardi é coordenadora da Pastoral da Saúde na Santa Casa de Piracicaba. Crédito: Divulgação

Nesta data, Santa Casa reforça compromisso com assistência holística a enfermos e familiares; data é comemorada dia 11 de fevereiro

No dia 11 de fevereiro (domingo), celebra-se o Dia Mundial do Enfermo, data criada em 1992 por iniciativa do Papa João Paulo II com a prerrogativa de sensibilizar e chamar a atenção para os cuidados com os doentes, promover a solidariedade para com os enfermos e encorajar a comunidade a prestar assistência aos que sofrem de doenças físicas, mentais ou emocionais.

“O Dia Mundial do Enfermo é uma oportunidade para reforçar nosso compromisso com o cuidado integral aos doentes”, disse Irmã Davina Bernardi, coordenadora da Pastoral da Saúde na Santa Casa de Piracicaba. Ela conta que, neste contexto, diversas ações são promovidas no Hospital pela Pastoral, incluindo visitas a todos os leitos para oferta de suporte espiritual e emocional aos pacientes, seus familiares e à equipe multiprofissional. “Todas as ações são efetivadas, respeitando-se as diferentes crenças e valores religiosos dos pacientes”, acentuou Irmã Davina, lembrando que o Hospital conta ainda com a atuação das Capelanias Espírita e Evangélica.

De acordo com ela, essa prática é realizada não apenas no Dia do Enfermo, mas diariamente dentro do ambiente hospitalar. “Nossa missão é oferecer suporte holístico aos enfermos e seus familiares para que possamos conceder-lhes apoio integral, de forma a contribuir para o bem-estar físico, emocional e espiritual de cada enfermo atendido”, salienta a Irmã.

Ela lembra que, quando uma pessoa enfrenta um momento delicado de saúde, é necessário que haja uma abordagem inclusiva e respeitosa, no sentido de oferecer um ambiente acolhedor e seguro.

O Dia Mundial do Enfermo, de acordo com a Irmã Davina, reforça a necessidade de sensibilizar a sociedade e a comunidade como um todo, sobre a importância do cuidado e da atenção aos enfermos. “Ao destacar essa necessidade, podemos promover uma maior conscientização e ação em prol da melhoria das condições de tratamento e atenção aos enfermos em todo o mundo. Muitas vezes, uma palavra de carinho ou um gesto especial, faz toda diferença na vida e no processo de cura de alguém”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima