NO AVANTE
Na terça-feira (6), o prefeito Luciano Almeida (PP) reuniu-se com o presidente do Avante no Estado de São Paulo, Josué Tavares. Com Edvaldo Brito, secretário-geral do partido no Estado, o apoio é garantido a Luciano, já declarado pré-candidato para continuar na cadeira do Centro Cívico.
PASSAPORTE
Na praça política nacional, o que mais chama a atenção dos políticos, principalmente dos pré-candidatos a prefeito, vice e vereador, é a ação da Policia Federal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (presidente de honra do Partido Liberal, PL) teria entregue, ou levaram da casa dele em Angra dos Reis, RJ, o seu passaporte. Quer dizer: não poderá sair do Brasil, até que se concluam as investigações e o devido processo.
VALDEMAR
Até agora, na operação Tempus Veritatis, além do ex-deputado Valdemar, foram presos Bernardo Romão Correa Neto, Rafael Martins de Oliveira, Felipe Garcia Martins Pereira e Marcelo Costa Câmara, investigados todos por participação do suposto plano de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022. Muito barulho pela frente e o importante é só condenar, ou absolver, com investigações e o devido processo legal.
ABALO — I
Certamente, a prisão de Valdemar Costa Neto abala, em parte, o trabalho que o Partido Liberal (PL) faz em todo Brasil pelas eleições municipais, pois está entre os maiores partidos do País. Significa, por exemplo, que se antecipa o debate em torno dos candidatos nas principais cidades, como São Paulo, onde o MDB de Ricardo Nunes tem apoio do PL de Bolsonaro. Complicações pela frente.
ABALO — II
Diante da robustez dos documentos apreendidos, este Capiau— idoso, cansado e um pouco experiente — já espera a resposta dos aliados do PL como sendo perseguição política. Aliás, o que é normal, pois o Brasil está polarizado entre Bolsonaro e Lula. Agora, aquilo que parecia ser uma vantagem competitiva para os liberais passa a ser um incômodo, uma vez que provavelmente o ex-presidente Bolsonaro precise alterar sua agenda por compromisso com a Polícia Federal.
VERDADE
Interessante o assunto do Latim para chamar a operação da Polícia Federal. Trata-se de Termpus Veritatis, ou hora da verdade, ou pode ser até tempo da verdade. A política brasileira chegou ao ponto de ser analisada pelos erros e possíveis crimes, o que é triste para uma juventude que sonha com o setor como ações em benefício da coletividade.
MDB — I
E o Diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Piracicaba tem, na pessoa do seu presidente, André Augusti — jovem idealista em política, dedicado ao comércio como profissão —, um símbolo de que a luta vale a pena. Há vários anos, está organizando o partido que foi fundado para fazer oposição ao Golpe de 1964, já que a legenda estava bem desamparada na Noiva da Colina. Na Capital, MDB tem apoio do PL de Bolsonaro e, pasmem!, pode respingar por aqui.
MDB — II
Augusti tem recebido, do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi — com base eleitoral em Ribeirão Preto e Região —, um apoio de alto nível, especialmente pelo respeito que o parlamentar demonstra ao jovem que reorganizou o partido em Piracicaba. E, agora, José, como ficará o MDB nas eleições de outubro de 2024 na cidade, perguntam os antigos e novos companheiros. Claro que Baleia tem um olho em 2024 e os dois olhos em 2026, quando poderá disputar uma cadeira no Senado Federal por São Paulo.
MDB — III
É tal a importância do trabalho de André Augusti para organizar o MDB em Piracicaba, com apoio de vários outros jovens idealistas e com a experiência dos mais antigos, que já faz parte do Diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Estado de São Paulo. É notório esse reconhecimento. E, agora, José, para outubro, como fica?
TÍTULO
“Creio que, por motivos de força maior, Bolsonaro não virá a Piracicaba para receber o título de Cidadão Piracicabano outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, conforme autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL)”, afirma um declarado político de esquerda na cidade. É que a agenda, quando ocorrem operações como a de ontem (8), acaba sendo alterada. Mas nada de oficial nesse sentido.
RELÓGIO
O que aconteceu com o relógio do prédio que abrigava a Caixa Econômica Estadual na rua Santo Antônio esquina com a Prudente de Morais? Um idoso, em leves e descansados passos, caminhou ontem pela região central e notou essa falta. Registrado, amigo e irmão de fé.
VISITA
Quarta (7), Marcos César Inforçato (esquerda) e sua esposa Lucilene Patrícia Inforçato — acompanhados por Sylvino Luiz Torrezan — visitaram a redação de A Tribuna Piracicabana, sendo recebidos pelo diretor, Evaldo Vicente (direita). Todos são dedicados voluntários no Projeto Educando Pelo Esporte, que formam um celeiro de crianças, jovens e adolescentes, tendo os esportes como base de estudos e desenvolvimento. “Estou no projeto há 20 anos, hoje como diretor e fui presidente em quatro períodos”, conta Marcos César, entusiasmado pela entidade, lembrando que o “Educando Pelo Esporte” tem recebido apoio de vários setores da sociedade piracicabana. Apesar de não citar legenda política, Inforçato, que é contador e corretor de imóveis, com apoio da esposa e de toda família, declara-se pré-candidato a vereador nas eleições de outubro próximo, lembrando que a definição de partido será até a data que a lei permite, e que o seu trabalho já é feito há tempos. “Quanto a prefeito, meu apoio é para o pré-candidato Helinho Zanatta (PSD), que conheço de longa data, e que foi exemplo de administrador público em São Pedro e Charqueada como prefeito, e agora é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, afirma.