O espaço do Fundo Social de Solidariedade de São Pedro ganhou uma ampla área para abrigar Cozinhalimento, programa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que tem como base a instalação de cozinhas para capacitação de agentes multiplicadores de ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, além do incentivo à geração de renda.
Para conscientizar sobre práticas alimentares saudáveis e equilibradas, o trabalho é realizado por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos. A proposta é oferecer, via parcerias com entidades como Senac, Senai ou o Cras, cursos e palestras com vistas à educação nutricional, além de outros, como por exemplo, voltados à panificação, confecção de salgados, doces e chocolates.
O programa também tem entre as metas combater o desperdício com a correta manipulação dos produtos e ingredientes. Outra finalidade é o estímulo à formação de novos empreendedores.
O novo espaço conta com toda a infraestrutura de uma cozinha profissional, como forno industrial, geladeira industrial, freezer de 500 litros, pias e bancadas de aço inox, revestimento cerâmico e em granito.
A coordenadora de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Vanuzia Teixeira, destaca que, ao aprender a cozinhar alimentos saudáveis por meio do programa, os inscritos podem utilizar esse novo conhecimento para empreender.
O público alvo para este programa são pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade social e que estejam inscritas no CadÚnico, mas os cursos poderão ser frequentados por outros interessados.
ESTRUTURA – Além das obras na cozinha, foram realizadas reforma e ampliação das demais dependências do prédio do Fundo Social, como reforço estrutural e de alvenaria, nova cobertura, substituição de janelas, portas, esquadrias, modernização dos sistemas hidráulico, elétrico e de refrigeração
Com a reforma, o espaço ganhou depósito, despensa, câmara fria, a área da Cozinha Escola, banheiros, salão e pintura em todo o prédio. O investimento foi de aproximadamente R$ 400 mil. Os cursos no local devem começar em breve.