Carnaval 2024 – Cortejo do Baque Caipira é a atração no domingo

Na chegada no Largo dos Pescadores será realizado o ato final do cortejo com uma homenagem ao Rio Piracicaba

 

Grupo percussivo piracicabano, fundado em 2013, tem como referência o Maracatu de Baque Virado

 

 

O cortejo do grupo percussivo piracicabano Baque Caipira, fundado em 2013 e que tem como referência o Maracatu de Baque Virado, é a atração neste domingo (4), do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, a quinta atração da extensa programação da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A concentração do grupo começa às 15h, na Praça Tibiriçá (rua do Rosário, 618 – Centro). O evento é aberto para toda a população.

Na concentração, o público será acolhido pela discotecagem do DJ De Mazzi, com músicas contemporâneas que mesclam as linguagens da cultura popular. Na sequência, às 16h, o cortejo formado pela chamada corte real do grupo sairá e tocará as toadas autorais do Baque Caipira, que em 2024 homenageará as Matriarcas e a Mãe-terra, ou seja, símbolos femininos de matriz afro-indígena e mulheres que são referência na cena da cultura negra local, como Dona Anicide, Ediana, Mama África, Thereza Alves e Mariinha.

Na chegada no largo dos Pescadores será realizado o ato final do cortejo com uma homenagem ao rio Piracicaba e à cosmologia africana indígena. Após o cortejo, o evento segue no largo, com mais um pouco de discotecagem.

O Baque Caipira é um coletivo independente formado por 33 pessoas e tem desenvolvido uma linguagem própria em relação às composições rítmicas, e integra às batidas do ritmo nordestino, um sotaque afro-caipira, característico das manifestações populares da região do interior paulista.

O corpo percussivo é formado por 33 batuqueiros e batuqueiras, distribuídos em agbês, ganzás, alfaias, caixas e gonguê. Já a corte real integra porta estandarte, dama do paço, orixás, baiana rica, baianas, caboclos, lanceiros, catirinas, trabalhadores rurais, vassalos e a realeza, somando um total de 90 integrantes. A realeza é constituída por personalidades da cultura popular e negra da cidade, ou seja, representantes do Samba de Lenço, Batuque de Umbigada, Hip Hop, da música popular e da Capoeira desfilam reafirmando a identidade cultural piracicabana.

APOIO – O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2024 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões.

Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba, da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

SERVIÇO – Desfiles do Maracatu de Baque Caipira. Domingo (4), a partir das 15h, na Praça Tibiriçá. Rua do Rosário, 618 – Centro. Evento gratuito.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!