Mostra acontece no Armazém 14 do Engenho Central com 77 obras, produzidas por 29 artistas diferentes, oriundos de 11 estados nacionais
Um dos mais importantes e concorridos salões de arte contemporânea do Brasil, o SAC, em sua 52ª edição, fica aberto à visitação gratuita até o próximo domingo (4), no Armazém 14 do Engenho Central. Inaugurada no dia 15/12/2023, a mostra já foi visitada por mais de 2.000 pessoas. As visitas são de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 17h.
O 52º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Pinacoteca Municipal, com patrocínio da Unimed.
A atual edição tem 77 obras, produzidas por 29 artistas diferentes, oriundos de 11 estados nacionais, escolhidas de um universo de 428 trabalhos, advindos de 47 cidades destes mesmos 11 estados.
A edição apresenta obras de técnicas diversas, com uso de equipamentos inovadores e tecnológicos. As obras foram selecionadas e premiadas pelo júri formado por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto da Silva e Sylvia Furegatti, e contou com comissão organizadora formada por Renata Gava, diretora da Pinacoteca, Juliana Mazzero, Eduardo Grosso, Margarete Chiarella e Antônio Natal Gonçalves.
PREMIADOS – Ganharam o Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba os seguintes artistas e suas respectivas obras: Julian Campos, com a obra Ponto I da série Avessos do Avesso; Dulce Martins, com a série Álbum de Família I e II; DMP, com a obra Min-Notauro n° 2.
Ganharam o Prêmio Aquisitivo Câmara: Wesler Machado Alma, com três obras da série Sem Título, Da Série Esquinas que me Dobram; Liliana Alves, com as obras Sem Título – Série Papelão # 62, Sem Título – Série Papelão # 65 e Sem Título – Série Papelão # 67; Paulo Ruiz, com a obra Pandemic.
HOMENAGEM – Este ano, o SAC presta homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Ele ganha uma mostra paralela, também no Armazém 14, com sete obras de sua autoria, que faz parte do acervo da Pinacoteca Municipal. Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.
SERVIÇO – 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea) no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Visitação gratuita até 4/02/2024, de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 17h. Informações: 3403-2600.