ALDO

O ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo teve o aval do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro para ser o candidato a vice na disputa pela reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). É o racha eleitoral no PDT paulistano e, com isso, Rebelo pode voltar ao Solidariedade (SD). Capiau repete o repeteco: política é como as nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

NAIME

O arquiteto e urbanista Walter Naime, nosso colaborador, enviou mensagem sobre o romance Rosarinho, da professora Marly Therezinha Germano Perecin, assim como sobre comentário de Evaldo Vicente sobre a obra: “Senhor diretor de A Tribuna Piracicabana, atento à sensibilidade histórica; atento à sensibilidade e grandeza de Rosarinho; atento à sensibilidade da grande historiadora Marly Therezinha Germano Perecin; atento à sensibilidade jornalística. Gasto em aplausos as minhas mãos, por me sentir na correnteza destas emoções.” Obrigado, Naime.

 

PROPOSITIVA — I

Leitor assíduo desta coluna desejaria novo tipo de postura dos nobres vereadores neste e nos próximos anos. Menos “celebrativa” e mais “propositiva”, uma Câmara Municipal mais de teses e de projetos. Não há demérito nas homenagens, mas poderiam ser com mais tempo em relação a aniversários de entidades e empresas. É apenas opinião do leitor e colaborador deste Capiau.

 

PROPOSITIVA — II

Diz o velho leitor e eleitor que a Câmara se preocupa demais em eventos de caráter solenes do que com sugestões que aperfeiçoem as ações do Executivo. Talvez, poderíamos ter mais soluções em relação ao que deseja o Executivo (independente de quem estará no 11o andar do Centro Cívico). Será possível? Os nobres vereadores são os que decidem; aqui, só sugestão.

 

PROPOSITIVA — III

Uma sugestão deste idoso e cansado Capiau é que sejam extintos os ‘votos de congratulações’, oferecidos por meio de requerimentos. Diferente das moções, o voto não prevê regras objetivas sobre quem pode (ou deve) ser homenageado. Além do mais, ele tem se equiparado às moções – com entrega de quadro, por exemplo – o que cria errada equivalência de importância e resulta em demérito às moções. É só sugestão.

 

PLANO?

Depois da publicação deste Capiau sobre novos voos da ex-secretaria Rô Camolese (ex-secretaria de Ação Cultural), outro leitor sugere que ela também seja candidata a prefeita — já se declarou pré-candidata a vereadora — e desafie os demais contentores nos debates pela imprensa, mas, no segundo, turno volte para os braços do padrinho político. Quem viver, verá! É uma colocação intempestiva.

 

FERROVIAS

Projetos ferroviários foram elencados como prioridade pelo Governo Federal e contam com investimento previsto de R$ 94,2 bilhões até 2026. Um meio de transporte que sai na frente quando o assunto é sustentabilidade, eficiência e segurança, e ainda carrega consigo o desenvolvimento socioeconômico por onde passa. O transporte ferroviário no Brasil foi negligenciado por décadas. Queira Deus que retorne!

 

 

FOTO: 18-01-Accademia (itu) – PRIMEIRA

CRÉDITO: Divulgação/APL

ITU

Grupo de intelectuais de Piracicaba em frente ao prédio da Academia Ituana de Letras (Acadil), quando a professora Marly Therezinha Germano Perecin fez uma palestra — brilhante, como sempre — sobre história da nossa região. Marly é membro da Acadil e, em Piracicaba, atua em várias entidades culturais, destacando-se a APL (Academia Piracicabana de Letras) e o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). “A igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária é o resplendor do Vale Médio do Tietê e santuário das mais antigas famílias paulistas do chamado ‘Oeste Paulista’. Mas Itu possui outras muito belas e importantes. É a cidade-mãe de Piracicaba”, ensina a professora Marly.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima