Dezembro Animal – Campanha conquista lares para 18 animais

Andréa Oliveira adotou a Dory, e garante que a nova cachorrinha preencheu seu lar

 

Ação garantiu ainda doação de vários brinquedos e acessórios para os animais que ainda vivem no Departamento de Bem Estar Animal

 

O Natal foi muito especial para 15 cães e três gatos que viviam no Departamento de Bem Estar Animal (DBEA), da Prefeitura de Piracicaba: todos eles foram adotados durante a campanha Dezembro Animal e agora têm uma família e uma nova oportunidade de vida.

A campanha, idealizada pelo DBEA, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), objetivou incentivar a adoção e encontrar um lar definitivo para os animais. Além do incentivo à adoção de um pet, a campanha viabilizou ainda a arrecadação de petiscos, caminhas, brinquedos e acessórios.

“A campanha buscou incentivar a adoção e tivemos um saldo positivo. Mas, além disso, também permitiu abrir as portas do Departamento para que as pessoas conheçam os trabalhos realizados e, principalmente, quem são os animais que vivem no espaço. Nosso foco é garantir a saúde e o bem-estar de todos eles, pois, assim, eles estarão prontos para serem adotados. A expectativa é que as adoções continuem, mesmo depois da campanha”, destacou o médico veterinário do DBEA, Gustavo Nunes de Moraes.

VIDA NOVA – “A Rubi parece que foi feita para nós”, disse a estudante de biomedicina, Marta Cibele Scarpelin, que adotou a poodle durante a campanha, após um pedido da filha, Maria Clara, de cinco anos. “A Maria queria um cachorro já faz tempo. Conversamos sobre a ideia, acessamos as redes sociais do DBEA e descobrimos a campanha Dezembro Animal”, contou.

A família, então, entrou em contato com o Departamento, que indicou a Rubi. “Ela é uma cachorrinha calma e bastante dócil, justamente o que estávamos procurando. Já fizemos nossa aplicação para adoção direta da Rubi, mesmo após nos avisarem de que ela tem um problema motor em uma das patinhas traseiras e que talvez ela não pudesse andar corretamente. Mas não nos importamos com isso e adotamos ela mesmo assim”.

E todo o cuidado, amor e carinho transformou a vida da Rubi. Mãe e filha começaram a passear com a pet duas vezes por dia, o que estimulou os movimentos da cachorrinha. “Ela já consegue colocar a patinha no chão e anda quase que normalmente. A Maria brinca muito com ela, são inseparáveis. A Rubi nos trouxe muita alegria”, disse Cibele.

A adoção ainda proporcionou um pensamento valioso para a pequena Maria Clara. “Tem muitos cachorros que as pessoas deixam na rua, mas eles sofrem com isso. Então é muito importante adotar”, completou.

Dory foi mais uma cachorrinha que ganhou uma nova oportunidade. Adotada também durante o Dezembro Animal, pela entregadora Andréa Marina Santos de Oliveira, agora vive cercada de muito amor e atenção. “Perdi uma cachorrinha que ficou comigo por 14 anos, então decidi que precisava de uma nova companhia. Nas redes sociais do DBEA, vi os cães que estavam disponíveis para adoção e fui com a cabeça feita para conhecer dois outros pets que estavam lá. Mas quando cheguei, me apresentaram a Dory”, explicou.

Assim como Rubi, a Dory também tem limitações motoras: no caso dela, foi vítima de cinomose; mas teve sua condição transformada pelo amor que recebe. “Ela é uma cachorrinha muito especial. O pessoal do Departamento me apresentou a Dory e me contou a história dela, principalmente sobre a doença, que afetou o equilíbrio e os movimentos, e que estava em recuperação. Mas foi amor a primeira vista. Adotei a Dory. Eu queria uma cachorra que fosse fazer bem para mim, mas que eu também fizesse bem para ela. De lá pra cá, é só amor. A Dory chegou um pouco acanhada, mas com tempo, muito cuidado e passeios, agora ela adora andar, correr, ganhar carinho na barriga. Preencheu meu lar. Por isso digo a todos: adotem! Assim como eles precisam da gente, nós também precisamos deles”, acrescentou Andréa.

AGUARDANDO UM LAR – O DBEA tem ainda 20 cães e dez gatos disponíveis para adoção, esperando uma família que também possa transformar suas vidas. E essa adoção pode ser feita a qualquer momento.

A gatinha Lurdes é uma entre os felinos que desejam uma nova família. Muito dócil e carinhosa, foi abandonada por ser cega. Já o Nino chegou ao DBEA resgatado com um ferimento no rosto, com miíase. Hoje, curado, está em busca de uma casa que cuide bem desse gatinho que é extremamente carinhoso e calmo.

O Noah é outro gatão, muito carinhoso e carente, que foi resgatado com esporotricose, uma zoonose, mas que enfrentou todo o tratamento, está curado e pronto para ser adotado.

Também está pronto para uma nova vida o caramelo Alfredo. Resgatado no bairro Campestre, com miíase na orelha, recebeu tratamento, está curado e disponível para adoção. É muito carinhoso e dócil com humanos.

Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção é necessário entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para garantir que cada pet seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.

“Fazemos um processo com o interessado em adotar porque precisamos ser certeiros na escolha do tutor, para não oferecer risco ao adotante e nem ao animal, e também para evitar que o pet seja novamente abandonado ou devolvido”, explicou Moraes.

Os pets também podem ser conhecidos no Instagram: @bemestaranimalpiracicaba. O DBEA fica na rua dos Marins, s/n, no bairro Jupiá.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!