HISTÓRIA SEM FIM?

Novamente esta semana, a pedreira do Bongue deu sinais de colapso e exaustão. Foto tirada e enviada ao Capiau, mostra nova grande fissura no meio do antigo monumento imóvel da cidade, que, agora, aos poucos, vai colapsando. Há meses, a via foi interditada, para que uma empresa especializada, desse conta de um reparo emergencial. E que agora tende a se repetir, causando ainda maior apreensão entre moradores e veículos que transitam pela avenida. Haveria solução técnica definitiva para o problema? Ou continuaremos apreensivos com o antigo monumento geológico de nossa cidade? Perguntar não ofende.

 

INFORÇATO — I

Novidades político-eleitorais não faltam. Aliás, é assunto que este idoso e cansado Capiau gosta. Marcos Inforçato, diretor da Associação Atlética Educando Pelo Esporte, é pré-candidato a vereador, mas não comenta, ainda, por qual legenda.

 

INFORÇATO — II

Os fofoqueiros de plantão comentam que Inforçato será alinhado com o deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), que garantiu, em entrevista na segunda (15), que está conversando para ver se o projeto é viável, depois de ouvir “toda a cidade”. O prazo de filiação vai até 5 de abril. Há, portanto, três meses para muitas conversas. Franco Montoro, ex-governador e doutor em Filosofia do Direito, já ensinava em 1970: “o monólogo afasta, o diálogo aproxima”.

NO PDT?
Na movimentação político-eleitoral deste ano, não faltam detalhes, ora de um, ora de outros. O vereador Cássio Luiz (PL), de ótima votação em 2020 como candidato do Partido Liberal, deve ir para o PDT (Partido Democrático Trabalhista), presidido na cidade pelo advogado Max Pavanello. São fortes os rumores, mas o Capiau — idoso e cansado — espera confirmar a mudança. PDT teve, como líder, Leonel de Moura Brizola, único brasileiro a governar dois estados, o Rio Grande do Sul, e o Rio de Janeiro, onde foi reeleito.

 

PESQUISA — I

Na pesquisa espontânea, quando se pergunta em “quem você pretende votar”, entre os que já se definiram, ou estão quase lá, pela ordem os nomes citados, são os seguintes (em porcentagens favoráveis para votação): Barjas Negri, Paulo Campos, Luciano Almeida, Professora Bebel, José Leite (seria o ex-vereador Zé Pedro Leite?), Nancy Thame, Alex Madureira, Roberto Moraes, Erica Gorga, Mário Neto, Coronel Adriana Srigneiro, Cássio Luís, PT, Helinho Zanata, Adelino e José Carlos (quem?).

 

PESQUISA — II

Estas anotações foram enviadas por um colaborador deste Capiau e, assim, tirando os nomes indecifráveis, algumas indicações espontâneas são factíveis no cenário. Outras, “acho que nem os pesquisadores explicam”, afirma o leitor-colaborador. Nesse caso, só o eleitor entrevistado tem a resposta ou explica o que entende pela escolha.

 

PESQUISA — III

Quando os pesquisadores oferecem, ao entrevistado, uma lista menor, com nomes dos mais prováveis candidatos, a ordem fica assim: Barjas Negri, Paulo Campos, Professora Bebel (na pesquisa grafada incorretamente como Babel…), Luciano Almeida, Helinho Zanata e Alex Madureira. Não sabem e não responderam 4,7% dos pesquisados. Brancos, indecisos e nulos somam 13,8%. Bom anotar que essa pesquisa foi encomendada pelo Partido Podemos, liderado na cidade pelo vereador Paulo Campos.

 

PESQUISA — IV

Quando o pesquisador inverte o sentido da pergunta e sugere ao eleitor para se manifestar em quem “não” votaria, o prefeito Luciano Almeida dispara, em torno de 70%, seguido de Barjas Negri, Professora Bebel, Paulo Campos, Helinho Zanata e Alex Madureira, os dois últimos empatados, com menores índices de rejeição, seguidos pelo presidente da legenda que encomendou a pesquisa.

 

PESQUISA — V

A pesquisa também pergunta ao eleitor, se por decisão judicial, o ex-prefeito Barjas Negri não puder concorrer, qual seria sua próxima opção. Aí a ordem se altera no seguinte: Paulo Campos, Professora Bebel, Helinho Zanata, Luciano Almeida e Alex Madureira.

 

PESQUISA — VI

Por fim, a pesquisa pergunta se a “opção ideológica” do candidato, esquerda ou direita, irá influenciar na escolha do seu candidato: 50,1% responderam que “não”; 21,4 “sim” e 28,5 mostraram-se “indiferentes”.

 

PESQUISA — VII

Como só há uma pré-candidata assumidamente de esquerda, a Professora Bebel, é de se antever que os demais candidatos de direita e centro-direita devem repetir o cenário das últimas eleições, com votos majoritariamente mais ao centro e à direita. Costume antigo e enraizado por aqui.

 

BOVE

Na sexta (19), o deputado estadual Lucas Diez Bove (PL) visita a cidade e já em almoço marcado com correlegionários, às 14h30. Ainda não há confirmação de local nem de agenda. Jovem, empresário do meio da construção civil, foi eleito em 2022 e está estreitando laços com o eleitorado o interior, já que sua base está na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima