Na edição em que tem como inspiração os Jogos Olímpicos Paris 2024, o Sesc Verão trará como convidada especial uma verdadeira lenda do esporte mundial. Trata-se da cubana Mireya Luís Hernandes, tricampeã olímpica e bicampeã mundial (entre 1992 e 2000), considerada por muitos críticos a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos. Desde 2004 integrando o seleto time do hall da modalidade, a cubana estará à frente de uma clínica de voleibol e bate-papo com o público no dia 18, às 19h, no Sesc Piracicaba. E, num verdadeiro encontro de personagens que fizeram história no voleibol, a atividade contará com a medalhista olímpica brasileira Virna Dias.
Trajetória – A tricampeã olímpica (Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000) e bicampeã mundial (Brasil-1994 e Japão-1998), começou no esporte, aos 10 anos, de maneira inusitada. Quando foi fazer uma seletiva, estava sendo deixada de lado pelos responsáveis, por conta de sua baixa estatura para a modalidade. Então tomou uma atitude que praticamente mudou o rumo de sua vida: parou em frente da professora e deu um salto, conseguindo tocar no teto no local. Imediatamente foi colocada como a primeira da lista.
Durante sua trajetória vencedora, a atacante de 1,75m ficou conhecida mundialmente – além da sua extraordinária impulsão, capaz de saltar mais de 1,0 m do chão, atingindo a bola em torno de 3,35 m – pelos ataques potentes e precisos, muitas vezes indefensáveis. Ao longo da carreira, protagonizou inúmeros confrontos com a seleção brasileira de voleibol, que considera uma das adversárias mais duras a ser batida.
Um ano depois de conquistar sua terceira medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), Mireya anunciou sua aposentadoria. Fora das quadras, atualmente integra o Comitê Olímpico Internacional (COI), é comentarista esportiva e atua no desenvolvimento do vôlei de praia da Federação Cubana.