O Aeroporto Municipal de São Pedro está em reforma. As obras tiveram início esta semana e atendem às exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação (ANAC). O objetivo é repaginar o espaço e integrá-lo cada vez mais ao desenvolvimento econômico da região, retomando voos, rotas e mais investimentos.
Além das adequações físicas do prédio, a pista do aeroporto também sofrerá modificações. Será construído um alambrado em torno dela como item de segurança para pouso e decolagem. Ao todo será aportado R$ 1,1 milhão na obra. O recurso foi conquistado junto ao ex-deputado federal General Peternelli, com emenda parlamentar de R$ 960 mil, e outros R$ 159 mil de contrapartida do município.
“São Pedro está crescendo e já existe a manifestação e o interesse por parte das empresas de utilizarem o aeroporto como parte da logística. Por conta disso, atendemos as exigências da ANAC e vamos dar todo o respaldo para que o local seja um vetor de desenvolvimento econômico da região. Há muito tempo precisávamos dessa reforma, que vai elevar o aeroporto a um patamar de excelência”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, ao visitar o início das obras.
E as melhorias não param por aí. Serão feitas, também, intervenções na parte elétrica, pintura nova do hangar municipal, construção de novos banheiros com acessibilidade e a reforma da cobertura e do portão de entrada do aeroporto. Outra adequação importante é a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) após cumprimento de todas as exigências de segurança.
O conceito brasileiro de aeroporto com PISTA MÍNIMA Regional prevê 1.600 x 30m e resistência do piso PCN31, sendo a pista para jatos regionais de 1.800 x 30m e PCN38 ou superior. Conceitos menores é politica errada ou falta de conhecimento do modal.
Acredito que o melhor sítio aeroportuário para se construir um aeroporto regional seria na região de TANQUINHO, desse modo, também atenderia Rio Claro, Americana, Limeira, Piracicaba e outros municípios, uma vez que, está equidistante dos principais municípios da região, em média 20 Km. Um consorcio de cidades fornecendo passageiros e carga é garantia de retorno operacional e principalmente financeiro. Por outro lado, é de localização excelente, por ninguém quer mais no mundo, aeroportos urbanos e seus inconvenientes.
Aeroclubes, aviadores de um raio de até 200 km podem mostrar muito interesse. Empresas do setor também.
A aviação experimental oferece muitas oportunidades de negócio. Um pólo técnico/comercial voltado para atender a manutenção e comercialização de exemplares da aviação experimental do nosso estado e de outros estados pode ser uma grande oportunidade.
Além disso, quem sabe já se pode oferecer uma área de pouso e decolagem para testes de E-vtol’s voltados ao turismo a serem homologados junto à ANAC? Muitas e interessantes portas podem se abrir junto a este segmento sério e de alto padrão aquisitivo/tecnológico.
Importante: uma outorga de 20 ou 30 anos para administração privada – desde que um contrato justo e garantido/seguro juridicamente, claro – talvez atraia muuuuito mais bons negócios do que uma administração pública. Cabe à cidade de São Pedro avaliar.