Caldeirão Político

8/1 – I

Mesmo sem identificar ameaças à segurança do ato marcado, em Brasília-DF, para o próximo dia 8 de janeiro, com o intuito de marcar a defesa democrática e relembrar das ações antidemocráticas realizada na data, ano passado, pelo menos cerca de dois mil policiais militares do Distrito Federal devem fazer o patrulhamento ostensivo em Brasília na data.

 

8/1 – II

O número é quase quatro vezes superior ao contingente na Esplanada em 8 de janeiro de 2023, quando havia 580 policiais militares, conforme o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos golpistas. A estratégia para a segurança foi pactuada ontem (4) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

 

8/1 – III

O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, acrescentou que “não há hipótese” do 8 de janeiro de 2023 se repetir. “A reação da sociedade e dos Poderes foi muito forte e essa reação estabeleceu um limite muito claro”, pontuou. Além dos 2 mil agentes da PM-DF, o plano prevê emprego de 250 agentes da Força Nacional que ficarão de prontidão no Ministério da Justiça.

 

8/1 – IV

O ato“Democracia Inabalada” usa o mote de campanha do STF logo após os atos golpistas de 8 de janeiro passado. No evento, está previsto um momento simbólico relacionado a obras que foram danificadas. Um deles será entrega da tapeçaria de Burle Marx, na qual bolsonaristas urinaram durante os taques, e a restituição simbólica de exemplar da Constituição Federal furtada do STF.

 

KAWAI

“Pois é.Parece fala de pessoas  (p minúsculo mesmo) querendo entrar na Política mas pela porta (p minúsculo novamente) dos fundos. Se vai é porque foi, se não foi pq não vai”, eis a resposta do vereador Pedro Kawai (PSDB) ao leitor desta coluna que citou sua presença acompanhando problemas da mortandade no Rio Piracicaba.

 

MUNICIPAIS — I

O  prefeito Luciano Almeida (PP) determinou que, a partir deste mês de janeiro, não mais recolherá as taxas devidas pelos servidores públicos ao Sindicato dos Municipais. Isso azeda cada vez mais as relações do Executivo com os líderes da entidade.

 

MUNICIPAIS — II

Assim, os funcionários da Prefeitura deverão recolher individual e espontaneamente as contas ao próprio Sindicato, que, por sua vez, com certeza, prepara nova contra-ofensiva ao chefe do Executivo.

 

AUTORES

Há uma pixaçao recente, nos muros da antiga Escola Estadual Elias de Melo Ayres, no bairro São Dimas, hoje sede da Diretoria de Ensino de Piracicaba. Nela, fica sugerida aos alunos da rede pública que “Leiam Marx e Bakunin”. Lerão?

 

PROMESSAS

O pré-candidato a prefeito pelo PSDB/Cidadania, Barjas Negri — em ritmo acelereado — ,já se comprometeu com algumas pessoas do meio artístico de que fará a Pinacoteca Municipal voltar ao seu local de origem, caso seja eleito. Faz parte dos planos.

 

PASTÉIS — I

Os fofoqueiros de plantão contaram a este Capiau, idoso e cansado, que Barjas tem sido visto degustando pastéis com amigos e correligionários no Mercado Municipal, um ponto de encontro de políticos locais. Aliás, é bom passar por lá de vez e quando.

 

PASTÉIS — II

Esses fofoqueiros, um pouco maldosos, dizem que o ex-prefeito Barjas Negri só deu um “chapéu” dia desses num barbeiro, bem do Centro de Piracicaba, que o deixou falando sozinho, depois que ele disse que sua “igreja  evangélica” já estava fechada com outro candidato a prefeito. Coisas de fofocadas de pré-campanha e que irão meses pela frente.

 

DÚVIDA

Este idoso e cansado Capiau ouve essas histórias de “igrejas evangélicas” fechadas com este ou aquele candidato a prefeito ou a vereador. A dúvida que fica neste quase centenário de imprensa é que esse tipo de “igreja evangélica” nada tem a ver com Evangelho e que, ao mesmo tempo, não é partido político. Por isso, o cansaço e a dúvida.

 

MOVIMENTO — I

As movimentações políticas do Município estão concentradas nas atividades das câmara municipais. Vê-se, em Piracicaba e em cidades vizinhas, que o corre-corre das matérias fica bem mais lento e só volta quando as atividades no Poder Legislativo voltarem.

 

MOVIMENTO — II

Essa movimentação recomeça em fevereiro, dia 1º, uma quinta-feira, fim do recesso. E aí é possível notar o quanto os dignos representantes do povo movimentam a cidade, as cobranças ao Executivo, nas relações com a população. Engana-se quem pensa ao contrário.

 

FÉRIAS

Funcionários publicos, servidores em geral, políticos, todos tiram férias também. É bobagem criticar esse descanso programado dos representantes do povo. A relação do representante com o eleitor é no dia a dia, o ano todo, e aí é que se concretizam as ações políticas.

 

PARTIDOS

Este Capau nota, ao longo do tempo, que há pessoas que nunca participaram de partido político e, agora, quer já falar como estudiosos da área. É bom isso, mas é preciso que cada cidadão tenha mais contato com as legendas, inclusive frequentando cursos.

 

CONHECER

Dessa forma, fica mais fácil conhecer os pré-candidatos, as ações de cada partido, destacando-se o comportamento dos líderes das legendas. É, aí, que se conhece quem faz Política pensando no coletivo. As políticas públicas nascem nos ideiais de cada partido.

 

PRAZO

A RFB (Receita Federal do Brasil) decidiu adiar para hoje (5) o começo da adesão ao programa de autoregularização incentivada de tributos, tendo em vista problemas técnicos. A abertura seria dia 02, e o encerramento está previsto para o dia primeiro de abril.

 

VLAMIR

A alegria do agricultor Vlamir Domingues — citando na manchete desta edição, ver acima — é uma referência de que o Brasil e está caminhando bem, São Paulo está caminhando bem e Piracicaba está caminhando bem. Vamos pensar cada vez mais positivo que tudo melhora. Ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima