O ano da Acipi termina com quase sete mil associados, 2500 pessoas capacitadas em iniciativas educacionais entre outros indicadores expressivos
Foi um ano marcante, intenso e de muitas atividades. A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) celebrou 90 anos em 2023 com uma extensa programação, somando mais de 20 mil participantes. Uma retrospectiva positiva em números, ações e realizações. O ano da Acipi termina com quase sete mil associados, 2500 pessoas capacitadas em iniciativas educacionais entre outros indicadores expressivos, reforçando o propósito de incentivar o empreendedorismo, sendo uma agente transformadora das pessoas e da sociedade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico consciente e sustentável.
Em janeiro, começou o ano recebendo os alunos da primeira turma do Projeto Pescar, programa de capacitação socio profissionalizante para jovens. Desta iniciativa, 17 jovens saíram certificados do projeto e a maioria, já está encaminhada para o mercado de trabalho.
A Acipi ainda, ao longo do ano, auxiliou e realizou campanhas de cunho social, promoveu diversos encontros do CME (Conselho da Mulher Empresária) e ações como a do Outubro Rosa para doação de cabelos, assim como o CJE (Conselho do Jovem Empresário) teve atuação importante para a entidade, debatendo temas relevantes para a sociedade.
Houve também inúmeras palestras e eventos, como a de Insights do Varejo, com os especialistas Julio Takano e Marcos Andrade; sobre vendas com João Adibe, da Cimed, e redes sociais, com Murilo Cagliari, trainer da Meta, a gigante do Facebook, Instragram e WhatsApp. Os encontros do Acipi Conecta, para receber associados e não associados, a fim de promover networking também ganharam corpo e se popularizaram em 2023.
A promoção Acipi + Presente, reformulada, teve quatro sorteios de datas comemorativas e encerrará, no dia 9 de janeiro, com o sorteio de Natal de um apartamento no valor de R$ 250 mil.
A partir da metade deste ano, foi dado o ponta pé inicial nas comemorações dos 90 anos, de fato. Houve o plantio de 90 árvores na cidade; a inauguração do novo prédio da entidade, em julho; homenagens na Câmara de Vereadores e Alesp (Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo), além do jantar festivo, no Clube de Campo de Piracicaba.
Ainda foram realizados o lançamento da Câmara de Mediação e Arbitragem, o “Diagnóstico de Inovação no Varejo”, para mapear o cenário do setor; o documentário em comemoração aos 110 do XV de Piracicaba e 40 anos do acesso de 1983 (com realização da Acipi); evento especial de Dia das Crianças, no Engenho Central; bem como a extensa programação de Natal, como Papai Noel nas ruas, show no auditório da Acipi e cantata nas janelas do Teatro São José.
BALANÇO
Em números gerais, além das 20 mil pessoas que passaram pelos eventos, este ano, no total, foram 400 locações de espaço, 60 mil usuários ativos no app oficial Acipi, 70 iniciativas exclusivas (entre cursos livres, palestras e eventos) e 2500 pessoas capacitadas em iniciativas educacionais.
Certamente, algo a se comemorar, segundo o presidente Marcelo Cançado. “Este ano foi, realmente, um marco para nós todos e estar à frente da Acipi durante as comemorações de 90 anos foi gratificante. Só temos a agradecer pela confiança das associadas, cada vez maior, e a consolidação da Acipi enquanto entidade representativa dos segmentos do comércio, indústria e serviços”, afirma.
2024 COM FORÇA TOTAL – O próximo ano reserva grandes novidades para a Acipi, entre elas o ecossistema “Inova Acipi”, para aceleração de negócios. O Inova Acipi ocupará o segundo andar do novo prédio com estrutura para receber eventos, capacitações, jornadas, missões e consultorias, além de um coworking inspirado em modelos de sucesso de cidades metropolitanas. “Será um ambiente de inovação, conexão e colaboração, com DNA do varejo e serviços. Conectaremos startups, investidores, varejistas e outros participantes, com foco em tecnologia, empreendedorismo e oportunidades de negócios. Muitas outras ações devem permear o ano de 2024 da Acipi. Temos muito ainda a realizar, pensando nos nossos associados e na cidade como um todo”, completa Cançado.