Rodovias – SP tem queda de 4,2% de mortes no trânsito

Mote de nova campanha é “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…”

 

Nova campanha educativa do Detran-SP adota o bom humor para conscientizar quem for pergar estrada no final do ano

 

Os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, mostram que o Estado de São Paulo registrou queda de 4,2% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre o acumulado de janeiro a novembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 4.852 óbitos de janeiro a novembro de 2023, contra 5.067 no mesmo período do ano passado.

Entre os últimos indicadores, existe queda de óbitos envolvendo automóveis e bicicletas no acumulado deste ano, contra janeiro a outubro de 2022. No caso dos motoristas de automóveis, a redução de mortes é de 7% nesse período. Se a comparação for feita entre os meses de novembro deste ano e do ano passado, a redução é de 3,8% neste modal.

A redução nos óbitos envolvendo bicicletas nos onze meses de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, foi de 8,1% – percentual bastante menor do que o de redução de mortes no comparativo dos meses de novembro de 2023 e de 2022, quando há uma queda de 30% de óbitos envolvendo este modal. As mortes de pedestres também caíram 6,1% de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior (respectivamente 1.115 e 1.187 óbitos).

Com relação aos sinistros com vítimas não fatais, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 8,5% no comparativo entre janeiro a novembro de 2023 e o mesmo período de 2022. Foram 162.868 ocorrências nos onze meses do ano passado, contra 176.712 no acumulado deste ano. Já em novembro do ano passado foram 14.880 vítimas não fatais em sinistros no Estado, enquanto que em novembro deste ano foram 16.332 vítimas não fatais – o que significa um aumento de 9,8% nas ocorrências.

Conscientização constante – O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no País. Se não considerarmos as doenças, os acidentes de trânsito passam a ocupar a segunda colocação, atrás apenas da violência interpessoal.

A tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização da necessidade de respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. A atual gestão do Detran-SP tem feito diversas campanhas para alertar todos os tipos de públicos a aumentarem os cuidados nas ruas.

Campanha – Com o mote “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…”, a nova campanha educativa do Detran-SP adota o bom humor para conscientizar os condutores e passageiros que pegarão a estrada durante os feriados de final de ano e início de 2024 a respeitarem as leis de trânsito. A recomendação principal é de que a tranquilidade seja mantida por condutores, por ser um dos principais itens de segurança para se evitar situações adversas no trânsito.

A campanha, criada pela agência Babel, está sendo veiculada em rádios, emissoras de televisão aberta e por assinatura, peças de mobiliário urbano e internet desde 22 de dezembro. É composta por filme, spot, banners eletrônicos para redes sociais, além de peças para relógios de rua e pontos de ônibus. Com apoio da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), haverá distribuição de material educativo nas praças de pedágio e veiculação de cartazes sobre a campanha nas rodovias paulistas concedidas com maior movimentação nas férias.

 

DICAS PARA CURTIR AS FÉRIAS

Procure calcular o tempo de trajeto com folga – Quem se programa evita a pressa. Com tempo extra fica mais fácil dirigir com paciência e tranquilidade.

Pegue leve na alimentação – Refeições mais pesadas podem deixar o condutor sonolento enquanto dirige. Antes de pegar a estrada, prefira as refeições mais leves.

Descanse bem antes de partir – Uma noite bem dormida ajuda você a ficar concentrado. Isso significa mais segurança para a sua viagem.

Álcool e drogas nem pensar – Nas férias também tem que ter responsabilidade. Não permita que o álcool e as drogas comprometam a sua segurança.

Confira a previsão do tempo – Mantenha-se informado sobre as condições de tráfego e previsões meteorológicas e escolha os melhores horários para viajar.

Conheça rotas alternativas – Nunca se sabe quando você vai precisar fugir dos congestionamentos. Por isso trace rotas alternativas e evite dores de cabeça.

Fique fora de conflitos – Lembre-se: você está de férias. Evite conflitos no trânsito e garanta a tranquilidade para todo mundo.

Não exagere na bagagem – Viajar leve também contribui com a segurança. Dirigir com a visão desobstruída é sempre fundamental.

As mensagens podem esperar – Dê um tempo nos apps de mensagens. Lembre-se: você está de férias e a conversa pode esperar até você chegar ao seu destino.

Gentileza ao volante – Atrás de cada volante, há um ser humano. Pratique a empatia e faça do trânsito um lugar mais humano.

Pratique paciência – Às vezes, congestionamentos são inevitáveis. O jeito é ter paciência, afinal, a jornada é mais importante que a velocidade.

Estamos todos juntos – Gestos simples, como ceder a vez e esperar sem buzinar, melhoram muito o trânsito. Seja aquela pessoa que dá o exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima