É chegada a semana do Natal, e o “presente” que os funcionários da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Campus Lins, receberam foi a demissão em massa!
Na data de 19 de dezembro de 2023, muitos funcionários da Unimep Campus Lins foram surpreendidos com o comunicado que estavam despedidos.
A dispensa dos funcionários foi realizada por meio de um telegrama que eles receberam em suas casas, em um momento de descanso em seus lares.
Além disso, os funcionários perderam seus planos de saúde, alguns não receberam o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), não receberam o décimo terceiro salário, e não sabem se o imposto devido ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi recolhido.
Portanto alguns ex-funcionários, apesar de terem se dedicado com todo afinco e devotamento às suas atividades, podem ter problemas para a merecida aposentadoria.
Em todo o Brasil a Rede Metodista de Ensino, na qual está inserida a Unimep, já demitiu mais de 600 funcionários.
E, apesar de, o presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago, ter pedido perdão, dizendo durante o Culto de Natal, realizado em 01 de dezembro de 2023 em São Bernardo do Campo, as seguintes palavras:
“Queremos pedir perdão por nossos erros e pecados, nossas falhas históricas de gestões, de administrações, perdão por atrasar seu salário, perdão por não fazer direito as coisas. Essa não é a nossa história como Igreja, não é assim que queremos viver…”
Não há informações concretas sobre os motivos que levaram toda a Rede Metodista de Ensino ao pedido de recuperação judicial em 2021 e possível falência futura.
Toda sociedade linense, alunos, ex-alunos, professores, ex-professores e colaboradores da Unimep Lins estão solidários a situação de demissão do quadro de funcionários da instituição.
Essa desolação só não é pior porque, graças a atuação obstinada do empresário Mário Perussi, os alunos poderão realizar os sonhos de se formarem cirurgiões-dentistas na AOL Lins, que vai acolher os estudantes da Odontologia da Unimep no espaço da AOL.
Graças aos esforços e apoio de muitos, a Faculdade de Odontologia de Lins (FOL), que completará 70 anos de existência em 2024, presumivelmente, seguirá, não mais como Unimep, mas ainda como uma instituição de ensino atuante e importante para todo o Brasil.