Construção: o início é muito importante

João Chaddad

Qualquer construção,na verdade, se inicia na compra da área a ser edificada, isto é, na documentação, ocasião em que se verifica o histórico completo do local. Não pode ser irregular ou clandestino ou ambos. O empreendimento não pode agredir o meio ambiente e tem de ter aprovação em todas as esferas públicas, inclusive cartórios. Por se tratar de um grande investimento, não se pode ter pressa, pois é fundamental pesquisar todos os detalhes, antes de finalizar a negociação.

Os detalhes físicos do local são muito importantes. Por isso verifique se o terreno é plano, se tem inclinação para o fundo ou para a frente, tipo de solo, vizinhança, restrições de construção, meios de transporte, alagamentos e muitos outros detalhes. São aspectos que poderão alterar profundamente o

custo final do empreendimento.

O profissional que irá executar o projeto e a construção poderá ser engenheiro, arquiteto ou ainda uma empresa construtora. Os critérios de escolha podem ser: um amigo, cujo trabalho o contratante já conheça, ou ainda com base em pesquisa de currículos, obras realizadas, preços e condições de pagamento etc, podendo escolher assim entre os diversos escritórios e profissionais da região.

Para executar um bom projeto, o arquiteto, o engenheiro, o paisagista, o decorador precisam de muitas informações obtidas em muitas reuniões com toda a família do cliente. Através de vários estudos preliminares chega-se a um projeto realmente funcional e consensual, evitando assim que no futuro não haja desperdícios ou até mesmo mudanças de cômodos ou fachadas já executados.

É necessário também que, antes da abertura de alicerces, seja feito o levantamento planialtimétrico, que determina a localização exata do terreno, suas dimensões e diferentes níveis, bem como na etapa seguinte encomendar a sondagem do terreno, que determina o tipo de solo e profundidade ideal para apoio das fundações.

Em muitos anos de experiência verificamos que raramente empreiteiros de pequena e médias obras fizeram memoriais e orçamentos corretos, gerando assim, ao final, sérios problemas técnicos e longos processos na Justiça. Portanto, é aconselhável que em qualquer projeto ou execução de obra deva partir sempre um bom contrato e, finalmente, um distrato ao seu final.

Assim sendo, com esses pequenos cuidados, podemos iniciar a obra. E a melhor época é na estação não chuvosa, isto é, no inverno, porque ao escavar fundações ou movimentar volumes de terra, devido à estação das águas, haverá muita lama, dificultando ou penalizando a obra por dias seguidos, acarretando, sem dúvida, prejuízos materiais e financeiros ao proprietário e à empreiteira.

É aconselhável ainda, antes do início, verificar as condições físicas das construções dos vizinhos, como também estabelecer com os proprietários do entorno um agradável relacionamento de comunicação e amizade. Para um bom resultado final do sonhado projeto o relacionamento entre proprietários, engenheiros, funcionários deverá ser cercado de muita amizade, respeito e consideração.

_____

João Chaddad, arquiteto, urbanista

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima