ROSARINHO
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) reuniu associados e familiares para o encontro de final de ano, realizado no Restaurante Monte Sul, Centro. O evento foi organizado em conjunto com a Academia Piracicabana de Letras (APL). Na ocasião, todos receberam brindes e participaram de sorteio de livros dos autores participantes. Na ocasião, Marly Germano Perecin lançou seu novo livro intitulado “Rosarinho”.
WAGNÃO
“Nem boy… nem country boy”. Perguntado por este idoso e cansado Capiau sobre as contribuições do presidente da Câmara, Wagner de Oliveira, o Wagnão, no exercício do mandato à frente do Legislativo e experiente colaborador da coluna, saiu-se com a expressão “nem boy… nem country boy”. Curioso: o Capiau lhe pediu uma tradução. “Discretíssimo” (não, necessariamente, nestes termos…) Mais uma que o Capiau aprendeu.
JACKSON
Promovido de motorista do prefeito Luciano Almeida (PP) nos primeiros dias de governo a condutor do Orçamento Participativo na Secretaria de Governo, o nome de Jackson Santiago começa a circular com intensidade nas redes sociais, promovendo festas em bairros e distribuindo presentes de Natal. Já é visto como pré-candidato (pelo PP de Luciano?) à vereança no próximo ano. Ele também foi representante do prefeito, com presença constante nas reuniões da Câmara nos últimos anos.
REPETE?
Com mais de três mil votos em 2020, o vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira, do PL, tem momentos mais polêmicos e outros mais discretos no primeiro mandato na Câmara. Forte candidato à reeleição, Fala Pira — totalmente crítico à Administração do prefeito Luciano Almeida (PP) — repetirá, ampliará ou diminuirá a votação em 24? Seus correlegionários garantem que terá mais votos que em 2020.
DAS ANTIGAS — I
Hoje nome de rua numa Travessa do Jardim Elite (antes tinha nome na depois denominada Travessa da Bandeira, atrás do Escola Estadual Alfredo Cardoso, no Bairro Alto), contam, os mais antigos, uma passagem interessante do ex-vereador Guerino Oriani. Ele teria sido indicado pela Câmara para representá-la num seminário no Rio de Janeiro.
DAS ANTIGAS — II
Na Cidade Maravilhosa, o edil pegou um ônibus para chegar ao local onde seria realizado o seminário. Entusiasmado com a paisagem carioca, foi percebendo que os passageiros, para descerem do coletivo, dirigiam-se ao motorista do ônibus informando “Zé Carlos, Copacabana”, “Pedro, Leblon”, “Maria, Flamengo”. Quando chegou sua vez de descer, o nosso ex-vereador não se fez de rogado, “Guerino Oriani, Piracicaba”. Entrou para o folclore político da terrinha.
BRITO — I
Edvaldo Brito, que foi candidato a prefeito em 2020, e a deputado em 2022, e participa da Executiva estadual do Partido Avante, aguentou apenas cinco meses ao lado do prefeito Luciano Almeida e despediu-se cordialmente depois do Natal. Ou, talvez, só precisou esse tempo? Brito pavimentou melhor o caminho do prefeito com o Legislativo, teve papel fundamental quando do pedido de “impeachment” contra o prefeito. Mas foi percebendo que Luciano não aceita cabresto. Ou é do jeito dele, ou é do jeito dele.
BRITO — II
Qual o futuro do secretário-geral do Avante no Estado? Candidato a prefeito novamente? Vereador? Vai fazer aliança com Luciano Almeida (PP) ou mudar o tom da sua conduta? Gustavo Pompeo, vereador, que segue as orientações de Brito e do Avante, permanecerá como situação ou vira oposição? Próximos capítulos, previsíveis, a partir de 2024.
TRÊS VEZES
Na última edição do ‘Café co Dorfo’, no Portal Nova 15, o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, relembrou a trajetória da política na família. Pelo avô, que foi prefeito de Cordeirópolis, e pela avó, que foi vereadora na cidade, Carlinhos era chamado de “o diplomata da família”. Aliás, é um “Rio Branco”, sempre agradável e atencioso. Perguntado pela entrevistadora Elisabete Bortolin se seria candidato a prefeito de Piracicaba, bateu três vezes com a mão fechada na mesa: “Não”, respondeu em alto e bom som. Mas, em política, tudo nunca se sabe.
DESCOMPOSTO
Normalmente visto nas redes sociais com ternos bem alinhados, o deputado estadual Alex Madureira (PL) deixou-se fotografar, neste final de ano, com a barba crescida. Deve ter deixado a pele descansar um pouco, com certeza. Sempre impecavelmente barbeado, essa é a sua imagem. “Ele tem barba!”, comentam os mais observadores.
DEMOCRACIA
Defensor incansável da expressão “Democracia”, emedebistas da cidade de São Paulo, do País e da nossa região, estão tentando se acostumar com a perspectiva de que o candidato a vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB) da capital paulista, será indicado pelo PL de Jair Bolsonaro. São as voltas que a política dá… É a “tal da Democracia”.
ROSE
A especialista e Turismo Rose Massarutto deixa a Administração Municipal, depois de mias de 12 anos como servidoera. A técnica em Turismo atuou com as administrações dos ex-prefeitos Barjas Negri (PSDB) e Gabriel Ferrado (partido?), tendo atuado durante três anos com o prefeito Luciano Almeida (PP).