Caldeirão Político

PAPAI NOEL

Samira Moraes, Ronaldo Almeida — de Papai Noel — e Professora Bebel, deputada estadual, uma das destacadas líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), durante evento de fim de ano, desejando a todos muitas felicidades, saúde e Paz.

 

DESAFIO — I
“Sei que 2024 será um ano atípico por causa das eleições municipais, quando a temperatura deve subir por meio de debates que marcam o processo eleitoral. Estou com a consciência tranquila e pronto para enfrentar qualquer desafio. As transformações em Piracicaba já começaram e vão continuar! Só não enxerga, quem não quer”, escreve o prefeito Luciano Almeida (PP), na página A3 desta edição.

 

DESAFIO — II
Tanto o prefeito Luciano Almeida (PP) — pré-candidato à reeleição —, como o assessor Edvaldo Brito (Avante), usam o mesmo termo para as eleições do ano que vem, quando serão eleitos novos prefeitos, vices e vereadores: desafio. Eis o que colocam, desde já, para que “a temperatura” que “deve subir por meio de debates que marcam o processo eleitoral”. Em outras palavras: objetivo é debater a cidade, especificamente, com o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).

 

ECONOMIA
Uma pesquisa do PoderData, divulgada quinta (21), indica que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são os mais otimistas com a situação econômica e financeira dos próximos seis meses. Pelo menos 54 por cento afirmam isso, enquanto 51 por cento dos que votaram em Lula (PT) afirmam o mesmo. Nota-se que a mistura das ideologias sumiu: a economia está valendo muito mais.

 

PROJETO — I
O deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que transforma a Guarda Civil Municipal e Metropolitana (GCM) em Polícia Municipal. A medida tem como base decisão proferida em 28 de agosto deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece as GCMs no sistema de Segurança Pública Estadual, possibilitando, inclusive, que façam o enfrentamento à criminalidade e ao tráfico de drogas.

 

PROJETO — II
A partir da propositura de Rafa, além da mudança de nomenclatura, na prática, a Polícia Municipal poderá atuar de forma mais ostensiva e preventiva nas ruas, uma vez que, em muitos casos, o flagrante apresentado por um guarda municipal é relaxado no momento do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.).

 

PROJETO — III
No entendimento do parlamentar do Cidadania-SP, a proposta segue os preceitos determinados pelo STF, que firmou entendimento, no meio deste ano, de que, as Guardas Municipais integram o Sistema de Segurança Pública Estadual.

 

TUCANO — I
Um tucano calibrado em Piracicaba — que pede para não ser identificado — fez várias considerações sobre notas deste idoso e cansado Capiau na coluna de quinta (21), especialmente sobre a relação que Edvaldo Brito (Avante) fez da Administração Municipal, sob prefeito Luciano Almeida (PP). Ambos querem desafio para o debate. Aliás, o debate todos querem, sim.

 

TUCANO — II
E escreveu: “tem o lado B da história também. No tema das instalações de antenas 5G foi o Executivo no início do mandato que revogou a lei que autorizava as instalações, criou cargos mas extinguiu na vacância de vários como por exemplo de merendeiras, a zeladoria será somente para 7 bairros e não para regiões, plano de saúde de servidores será 100% pago pelos servidores”.

 

TUCANO — III
E mais: “Cismetro foi aprovado, mas sem nenhuma orientação de especialidades ou carga horária a se cumprir, responsabilização pelo não cumprimento do atendimento; bem estar animal sem quantidade de exames com valor reservado pra 2023 que seria inexequível. Os repasses são de emenda parlamentar portanto seria obrigatório o PL portanto é fazer cortesia com chapéu alheio”. Anota, ainda: “anexo do Piracicamirim custou quatro vezes o que custou a UPA do Vila Cristina que tem estrutura de mini hospital”.

 

TUCANO — IV
Esse mesmo tucano — que, cá entre nós, não é o ex-prefeito Barjas Negri — afirma que “não podemos deixar de relatar outras obras: fechamento da Pinacoteca Municipal, fechamento do Observatório Astronômico, e o mais dolorido, que é o encerramento do Cursinho Pré Vestibular gratuito para alunos da rede pública de Ensino, além do fechamento da Biblioteca do Industrial”. Essas obras são ironias elevadas ao quadrado do peessedebista com o pepessista.

 

DICA — I
De acordo com informações do DataSUS, divulgado pelo Ministério da Saúde, apenas 47,93% da população brasileira está com a vacinação em dia. Em 2022, segundo o documento, esse percentual também não chegou perto do ideal e atingiu apenas 67,94%, situação que preocupa profissionais que atuam na área da saúde, especialmente no período de férias, quando a população costuma viajar para outros estados e países, levando ou trazendo vírus para sua comunidade assim que retornam. Vacinar é preciso.

 

DICA — II
Para Ariadne Fonseca, coordenadora do curso de enfermagem no Centro Universitário Facens, a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas. Segundo ela, “manter a carteirinha de vacinação atualizada não apenas protege o indivíduo, mas desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de doenças virais em toda a comunidade”.

 

NATAL
A todos, um Feliz Natal, um renascimento em cada um diariamente do significado, pela fé, de Jesus Cristo, como Filho de Deus, tendo o Espírito Santo como Consolador. Na Trindade, um abraço a todos, com respeito a todos que professam outras crenças ou que mantenham a condição de ateus. Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima