Este é o meu País: o País que queremos e desejamos

Jose F. Höfling

À partir de 2023, encerra-se o programa de subsídios às escolas cívico-militares, permitindo que o montante destinado à essas unidades sejam direcionadas às escolas municipais, estaduais e federais. Em relação às relações internacionais, o Brasil já foi colocado de volta no primeiro escalão da geopolítica global.

A  economia tem sido alvo de melhoras permitindo um aumento real aos trabalhadores. Embora os esforços  nacionais estejam apenas começando, os desafios tem sido enormes e ninguém ignora as limitações, contradições e problemas no interior desse novo governo na sua relação com o legislativo e com a sociedade em geral, haverá necessidade de se construir uma ampla base no Congresso o que necessitará de muito diálogo e seriedade. Tem se priorizado o povo que mais precisa das políticas públicas do Estado.

A criação do Ministério dos Povos originários e retorno dos ministérios da Cultura, Desenvolvimento Agrário, Direitos humanos, Mulheres, igualdade Racional, Trabalho, Esporte, entre outras pastas, mais do que mero simbolismo, toda essa reestruturação expressa a afirmação de um projeto político que alcançou os melhores resultados de crescimento econômico, desenvolvimento social e distribuição de renda e de oportunidades em toda a nossa história,  no passado recente…

A recriação desses ministérios permitiu retomar programas que transformaram o Brasil numa sociedade menos desigual e injusta através da retomada do Bolsa Família, o Mais Médicos, o Minha Casa, Minha vida, o Farmácia Popular, associado à uma política de ganho real do salário mínimo e outros.

A cultura, como um potencial enorme de geração de empregos e grande potencial exportador, tem tido um grande apoio do governo atual, sobretudo com as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc… O bem estar do povo, expresso em gestos, palavras e ações práticas na tragédia do povo Yanomani, nas vítimas das chuvas do litoral paulista do interior do Nordeste, bem como com ciclones na região Sul, demonstra um Estado que se envolve diretamente com a vida da população que passa por dificuldades.

No campo econômico são inúmeras as medidas que expressam uma tributação progressiva que envolve o conceito de “quem ganha mais, paga mais” com a simplificação do sistema e mais transparência envolvendo um conceito que passa por uma onda de concentração de riquezas sem precedentes na história. Um Programa de Aceleração do Crescimento que visa consolidar cada vez mais preços mais baixos da gasolina e demais combustíveis, demonstra uma empresa voltando a se orientar em favor dos interesses maiores do Brasil e não de seus acionistas.

A volta das bolsas de apoio a estudantes do ensino médio e superior, e a renegociação das dívidas do FIES objetivam recuperar um Brasil para todos. E vejam bem: tudo isso tem sido feito em meio às ações terroristas de 8 de janeiro e dos incidentes de dezembro em Brasília, ações estas já do conhecimento da população brasileira. Adicione-se a isso a uma tentativa de golpe de Estado, que está sendo apurado e possivelmente serão punidos os responsáveis dentro dos marcos da democracia, que tem sido fortalecida, e que depende de nossa constante alerta para que todo esse ganho permaneça o suficiente para a concretização de uma sociedade democrática à altura de outros países que já a consolidaram.

Não devemos esquecer a especial atenção que tem sido dada à questão ambiental outrora injuriada pelo acesso à destruição, através da derrubada de árvores, mineração avassaladora e destruição criminosa dos biomas e ambiente florestal de interesse mundial.

O governo é outro e as perspectivas do futuro são esperançosas se olharmos para o passado recente sombrio. A democracia tem se mostrado sólida, apesar dos seus inimigos estarem à espreita.

 

_____

Jose F. Höfling, biólogo/Unicamp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima