Caldeirão Político

AULA — I

O professor Noedi Monteiro, dia desses, dando uma passada pela Câmara Municipal, encontrou dois dos seus ex-alunos, os vereadores Fabrício Polezzi e Gustavo Pompeo. E cobrou deles o voto que deram para os títulos de cidadania que acabaram de conceder ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao Governador Tarcísio de Freitas. “Não aprenderam nada nas minhas aulas?”, cobrou o antigo mestre.

 

AULA — II

De forma carinhosa e respeitosa, os vereadores Fabrício Polezzi e Gustavo Pompeo foram agradáveis na resposta cheia de bom humor: “Naqueles dias faltamos, professor Noedi Monteiro”, afirmaram, entre risos e o fraterno abraço do e ao mestre Noedi. Monteiro é profundo conhecedor da História e, de Piracicaba, está entre os que realmente sabem de tudo na área. É dos mais brilhantes lentes da Noiva da Colina.

 

PRD

O vereador Anilton Rissato está, agora, firme no Partido Renovação Democrática (PRD), constituído em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Aos poucos, eleitores vão sabendo da fusão, o que é normal na vida partidária em toda Democracia. Fabrício Polezzi pediu desfiliação.

 

PTB

Dos mais antigos partidos em atividade no Brasil, o PTB — de Getúlio Vargas, de João Goulart e de Jânio Quadros, ex-presidentes — foi se esfarelando até compor com outra legenda, o Partriotas, e formar o Partido Renovação Democrática (PRD), cujo objetivo está no próprio nome: renovação democrática. Que renovemos, sim.

 

NOVO

Ao contrário das eleições de 2020, onde os então candidatos a prefeito pelo partido Novo, foram “desconvidados” após entrevista em São Paulo (na época, o atual prefeito Luciano Almeida e Erica Gorga), para 2024, o Novo local acena com a possibilidade de não lançar candidato a prefeito. Mas buscará uma chapa com 24 candidatos a vereador, dos quais oito obrigatoriamente têm que ser mulheres. Tarefa boa, mas difícil.

 

DIFICULTA?

A experiência longeva do PSDB, hoje em baixa nos planos nacional e estadual, pode ser um dificultador — dificulta? —  para a campanha do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), que como poucos na cidade incorporou o perfil do partido, apoiado por um grupo bem afinado. Depois de dois mandatos, quatro anos de Mendes Thame; mais quatro de Humberto de Campos; outros 12 anos de Barjas e outros quatro de Gabriel Ferrato (hoje, totalmente fora do ninho), o partido governou a cidade por 24 anos.

 

VICES — I

Entre as sugestões de vices solicitadas pelo Capiau no ultimo final de semana seguem algumas sugestões, intenções e especulações. A grande aposta é que Nancy Thame (atualmente, no PV) será mesmo vice de Luciano Almeida (PP). Barjas Negri e Roberto Morais (PSDB e Cidadania) têm sido vistos ultimamente juntos, com mais frequência em agendas pela cidade. Seria o ex-deputado pré-candidato a vice do ex-prefeito?

 

VICES — II

A lista de sugestões ao deputado Alex Madureira (PL) tem sido mantida a sete chaves, mas o presidente do Republicanos em Piracicaba, Vanderlei Giangrossi, é fotografado com mais constância ao lado do parlamentar. A Professora Bebel, deputada estadual pelo PT, conversa — com inúmeros diálogos —  e busca definir um pré-candidato ou pré-candidata para a disputa de 2024. Aliás, uma costura que contará com o presidente Lula (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB).

 

VICES — III

O deputado estadual Helinho Zanata (PSD) não dá pistas de nomes por enquanto, e  poderá — quem sabe? —  aderir a Barjas Negri ou ter Paulo Campos (Podemos) como vice? Os presidentes do MDB, André Augusti, do PSB, Mário Filho e do PDT, Max Pavanelo (no arco de alianças de Madureira) também tomam bastante café e sorriem para as fotos, tentando construir uma alternativa.

 

CAFÉS

São os recados que, dos cafés da cidade, mandam ao idoso, cansado e alegre Capiau, que, por sua vez, agradece, e continua a colher detalhes, dia após dia. Vários colaboradores têm tempo de sobra e frequentam os cafés caipiracicabanos, como se estivessem no Centro de Paris, politicamente uma cidade disposta a ensinar o mundo. Esses nomes de vices podem ser? Ou podem não ser? O ano de 2024 está chegando e, em breve, será possível um quadro definido. É a tentativa sonhadora deste Capiau de “desenhar as sombras do futuro”.

 

FERVOROSOS

O vereador Sérgio Rosa (PL) e o diretor da Estação da Paulista, Antonio Franco, por serem católicos fervorosos, resistem à pré-candidatura do deputado estadual Alex Madureira, abraçado integralmente pelo Partido Liberal (PL). Têm fortes laços de amizade com o deputado Helinho Zanata, e embolam o jogo para o presidente do partido na cidade, Laércio Trevisan Junior, que sabe costurar.

 

PERDA

Além dos dois suplentes mais votados, o Partido Liberal (PL) perdeu outros 2800 votos com a morte da ex-vereadora Ana Pavão, jovem, e a ida do Sargento Antonio Padovan para o PP do prefeito Luciano Almeida, entre outras desfiliações. Faz parte da movimentação do xadrez político e isso acontece em todas as legendas. São como as nuvens.

 

LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou os acenos para seus apoiadores em relação ao começo do primeiro ano de mandato. É desejo do alto mandatário da Nação ver o PT conquistar mais prefeituras e mais cadeiras no legislativo em todo o Brasil. Não faltarão esforços para tanto e, pelo jeito, estão esquentando os motores por todos os cantos do Brasil.

 

GALIZIA — I

Depois de cerca de 12 anos de serviços prestados à Justiça Eleitoral paulista, o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, despediu-se do Tribunal sexta (15), durante a última sessão com a sua participação. O seu último biênio na classe dos desembargadores terminou dia 17 de dezembro. Novo presidente e novo vice do TRE foi eleitos ontem para o biênio 24-25.

 

GALIZIA — II

Ao concluir a sua gestão como presidente, que começou em janeiro de 2022, o desembargador destacou em seu discurso a importância da atuação da

Justiça Eleitoral na manutenção da democracia. “A Justiça Eleitoral tem como função predominante a organização das eleições. A função jurisdicional é muito importante, mas há a segunda instância que pode corrigir nossos erros”.

 

GALIZIA — III

E concluiu: “A organização das eleições é primeira instância, é momento exato, que tem horário para começar e para terminar. O juiz eleitoral não pode errar no dia da eleição. Para mim, a organização das eleições e o dia das eleições é o mais importante, como é o dia do desfile de uma escola de samba, que também não pode errar, senão perde pontos.”

 

ANALÂNDIA

Em breve, haverá eleição na Região. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de Paulo Henrique Franceschini (Republicanos) e Clodoaldo Guilherme (PSB), eleitos prefeito e vice-prefeito em Analândia, por abuso de poder político em 2020. Foi decisão por unanimidade e, agora, a política de eleições movimenta-se no Município que pertence à Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

1 comentário em “Caldeirão Político”

  1. Prof Noedy Monteiro cobrando voto de seus ex alunos…..kkkkkk
    Que absurdo
    Petulante esse professor,desde o tempo que era aluno ao meu lado na antiga Escola Industrial.
    Prof ……..sabia que o vereador é livre pra votar de acordo com o pensamento dele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima