A realização de uma simples feira de ciências representou um marco na vida de alunos da Escola Estadual Dr. Dario Brasil. A atividade, realizada no mês passado, significou a primeira experiência de superação, de autoconfiança e um impulso para o futuro, conforme relatos emocionados dos próprios estudantes. Foi com essa sensibilidade que o vereador Gustavo Pompeo (Avante) prestou homenagem à 1º Feira de Ciências e Tecnologia, através do requerimento 1097/2023, que concedeu voto de congratulações à escola.
A homenagem foi entregue em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, com a presença de alunos, pais, professores e supervisores da unidade. Gustavo Pompeo falou sobre o desafio da escola em promover a atividade e como ela impactou a vida dos alunos. “Que bom que a escola tem esse olhar e professores com essa dedicação”, afirmou. “O diferencial na minha vida foi ter ouvido pessoas que se preocupavam com o meu futuro”.
O vereador Acácio Godoy (PP) também participou da cerimônia como pai de aluna. “Os professores motivaram e os alunos participaram com energia, com vontade”, disse. “Vocês já são o presente do Brasil. Ocupem esse espaço porque nós precisamos de vocês”.
Idealizadora da feira, a professora Susana Pereira Lacerda Viana contou que se surpreendeu com o resultado da atividade e atribuiu todo o mérito aos alunos. “A gente sabe que a educação não é fácil. Mas eu decidi ignorar isso e trabalhar pelos meus alunos”, colocou. O professor Maike Mokaibe falou sobre superar as adversidades para alcançar um objetivo. “Não adianta querer transformar o mundo se eu não transformar o ambiente onde eu estou, se eu não transformar a minha escola”, salientou.
O aluno do 1º ano do Ensino Médio, Lucas Arruda, de 15 anos, ficou emocionado ao relatar a experiência e a superação de todos ao colocar em prática os projetos na feira. Também aluna do 1º ano, Vida Elisa Godoy, de 16 anos, filha do vereador Acácio, contou como o evento significou para os estudantes. “Nem sempre a gente encontra professores preocupados com o nosso futuro, que acreditam na gente como pessoas”, emocionou-se. “Isso é mais do que ser professor, é ser impulsionador de pessoas. Eu vou escolher sempre seguir quem acreditou em mim”.