THALES — I
Depois de ilustrar a 4ª Flipira (Feira Literária de Piracicaba) no Engenho Central, a figura histórica do escritor Thales Castanho de Andrade — dos caipiracicabanos ilustres que chegou ao cargo de Secretário de Estado da Educação e reconhecido por Saudade em mais de suas 60 edições — está agora no anfiteatro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), e foi recepcionado pelas escritoras e professoras Maria de Lourdes Piedade Sodero, a Lurdinha (da APL), e Valdiza Caprânico (da APL e do IHGP). Uma alegria para o Natal dos apaixonados pelas letras e pela História. O totem foi idéia da acadêmica Carmem Piloto. Parabéns.
THALES — II
Por outro lado, há sugestão da acadêmica Ivana Negri para que o totem de Thales Castanho de Andrade seja levado à Biblioteca Municipal, onde poderá ser mais visto e considerando o grande número de crianças que vão até o local para consultas e estudos. Talvez a própria Semac (Secretaria da Ação Cultural), através do sempre dedicado Carlos Beltrame, patrocine mais dois totens, ficando no IHGP, na APL e na Bibliote Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. Não vamos esperar por Salomão que, na sabedoria suprema, mandaria cortar a peça em duas partes.
MANGAS
Falando em Thales de Andrade — numa volta ao passado, com alegria —, este Capiau, idoso e cansado, registra o dia em que a esposa de João Chiarini, a admirável e bondosa Tita, contou de como o autor de Saudade gostava de mangas. E de jabuticaba! Apenas um registro para que, por aqui, não paremos de falar da “maior criança-grande do Brasil”,, como escreveu Chiarini. Como agora é tempo de muitas mangas caindo dos pés Brasil afora, boa lembrança, recordar o patrono da Academia Piracicabana de Letras (APL).
SILVIA
A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato A Cidade é Sua (seria Nossa?) não está contente como seus pares, considerando que o a maioria rejeitou seu projeto que preserva a natureza, que visa amenizar as mudanças climáticas. “Derrubaram o nosso Projeto de Lei que visa a proteção de APPs”, afirma a edil, garantindo: “Triste”. É a política, vereadora Silvia, que caminha em todos sentidos: ora de um jeito, ora de outro jeito. Faz parte, a maioria vence.
COMPROMISSO — I
Durante a Sabugada da Companheirada, encontro que encerrou as atividades de 2023 do coletivo Ronaldo Almeida, e contou com a presença de vários representantes, Ronaldo fez questão de convidar todas as pré-candidauras já colocadas para a vereança. A ideia é ter unidade na chapa que a Federação PT/PV/PC do B irá lançar e fazer uma forte bancada em Piracicaba.
COMPROMISSO — II
Ronaldo Almeida — líder de Religiões de Raízes Africanas — assumiu o compromisso, na presença de todos e do presidente do PT, Mário Paixão, que, se tiver êxito e ser eleito em 2024, compromete-se a tirar férias por 90 dias, 30 dias por ano para dar oportunidade aos três primeiros suplentes e que assumam o mandato por 30 dias. Ronaldo irá redigir um documento reconhecido em cartório e entregar à Executiva Municipal.
COMPROMISSO — III
Dessa forma, Ronaldo Almeida acredita que contribui com a formação de novos quadros e valoriza todas as lideranças que ajudaram para o processo eleitoral. E essa atitude gerou comentários positivos nos “corredores” do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba, que promete ter uma chapa competitiva para as eleições de 2024, sob a liderança da deputada estadual Professora Bebel, pré-candidata petista à Prefeitura Municipal.
COSTELA
Desde ontem, está em alta o comércio de costela bovina ou suína. É que circulou nas redes sociais que o ministro Flávio Dino, da Justiça — e futuro do Supremo Tribunal Federal (STF) —, foi comemorar com uma costelada em Brasília, logo após sair aprovado pelo plenário do Senado Federal. Bem avantajado, bom de garfo, não será o primeiro esbelto a sentar-se numa das curuis e terá seu “capinha preta” para lhe colocar a toga, quando assumir em fevereiro de 24.
CRUELDADE — I
A causa animal teve uma irrecuperável perda com o adiamento da votação da emenda proposta pelo deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil) ao Projeto de Lei 1477/2023. A emenda, que complementava o texto proposto pelo governador Tarcísio de Freitas e que tratava da proteção e bem-estar animal, foi adiado quarta (13) nas votações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por deputados que atuam contra a causa animal, formando a chamada “bancada da crueldade”, como diz Saraiva.
CRUELDADE — II
“A emenda deveria ter entrado em votação terça (12). Mas a bancada da crueldade, formada por deputados do PL principalmente, trabalhou covardemente contra os direitos dos animais. A votação migrou para a data de hoje (anteontem). Não tive o respaldo sequer da Casa Civil para o Projeto de Lei enviado pelo governador e complementado por mim, que atuo como protetor animal há vários anos. Foi uma crueldade, uma ação de violência contra a causa animal que toda a sociedade precisa repudiar veementemente e combater. Os animais não podem esperar nem mais um dia, imaginem meses!”, registra Saraiva.
CRUELDADE — III
Saraiva chegou a presenciar outro debate assustador. “É até difícil de narrar o que vi nesses dois dias nos bastidores da política. Não se respeita a vida dos animais. Aliás, a ação toda é para ignorar o que a sociedade clama, que são leis mais justas para proteger a saúde e o bem-estar animal”, repudia o deputado estadual Rafael Saraiva.
ARARAS
Após uma grande mobilização nos últimos anos envolvendo representantes do Poder Público e da sociedade civil, o processo para a implantação de uma 2ª Vara Criminal em Araras avança, com uma nova publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta semana. Um dos articuladores da causa desde 2016, o deputado Carlos Cezar (PL) comemorou a notícia, que deve resultar numa maior estrutura à comarca do município.
DIA DA ADVOGADA
Não é tão popular a data, mas 15 de dezembro é dedicado à mulher advogada, as que operam com o Direito. Ellen Gonçalves, advogada, CEO do PG Advogados, analisa cenário jurídico brasileiro e defende o valor social das líderes mulheres para o País, em entrevista na Tribuna Piracicabana.