Câmara – Associação da Advocacia Negra é homenageada em Piracicaba

Discurso de Acácio Godoy evoca o povo negro a ser partícipe de seu processo histórico e combatente contra o racismo.CRÉDITO: Rubens Cardia

 

 

Entrega de honraria aconteceu na última terça-feira (5), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”

 

A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu reunião solene, na terça-feira (5), em homenagem à Advocacia Negra e à Anan (Associação Nacional da Advocacia Negra), conforme iniciativa do vereador Acácio Godoy (PP), autor do requerimento 895/2023, pelo qual ele destacou que a organização atua “como um magneto, atraindo advogados que tem a indignação frente às injustiças sociais, tendo como foco ações contra o racismo”.

A Anan foi criada a partir do Clã da Negritude, que surgiu em 2012, e conta com profissionais de todas as áreas do conhecimento para combater o racismo.

“Minhas palavras de hoje são ‘salve Esperança Garcia’. ‘salve Luiz Gama’. ‘salve a Anan’”, iniciou Acácio Godoy, com destaque à presença de negros nos espaços de poder do País. “Enquanto militantes, bradamos por ocupar cadeiras, nos espaços de decisões, onde precisamos ser voz ativa, nos caminhos de nosso país, não podemos ser pontos passivos, em decisões que afetam a nossa vida”, enfatizou o parlamentar.

Acácio também se referiu às cotas, lembrando que isso é “apelido”, já que, segundo ele, isso significa “política pública para a promoção da igualdade racial” e classificou como “discriminação positiva, presente em qualquer país do mundo”.

Ele referendou o trabalho da Ana. “Que orgulho de vocês, meus irmãos, todos homenageados, advocacia negra, que orgulho de vocês, que salvam vidas, sem abrir a boca, antes dos tribunais, por serem modelos de referência para crianças, meninos e meninas negras que estão neste momento, de chinelo, indo para a escola, pegando ônibus, saindo do trabalho e indo direto para a faculdade, porque eles olham vocês e falam, se eles conseguiram, eu consigo, porque saíram da mesma base econômica e familiar do que eu e enfrentaram os mesmos preconceitos e as mesmas dificuldades”, destacou.

Homenagens – Na sequência da solenidade, o vereador Acácio Godoy deu início às homenagens, que também culminou com a entrega do requerimento de congratulações ao presidente da Anan, Estevão André da Silva.

Foram contemplados Derani Souza da Silva (bacharel em direito, pós-graduada em Direito Civil, membro da Comissão de Heteroidentificação do SPCine e diretora financeira da Anan), Diva Dias dos Santos (advogada da área da família, defensora e ativista de Direitos Humanos, Direito do Povo Negro e Direito dos Indígenas, coordenadora da Anan), Luciane Ribeiro da Silva (atuante na área de atendimento às famílias de baixa vulnerabilidade social e orientações sobre direitos sociais), Orestes de Souza Silva (graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, advogado na Orestes & Silva Advocacia e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social, em Florestal/MG, coordenador da Anan e membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/MG), Ricardo Florentino Brito (advogado e coordenador da Anan), Silmara Roseane Silva Pereira (advogada criminalista e empresarial, militante pelas causas contra a violência de gênero, doméstica e familiar, defensora de vítimas de violência racial, professora de ensino médio e técnico e, secretária-geral da Anan) e Yunus Mustafa Al Sheikh (advogado especialista em Direito Internacional da diretoria nacional da Anan).

Orestes de Souza Filho falou em nome dos homenageados. Ele lembrou a questão da ancestralidade e também refletiu sobre o que seria, na contemporaneidade, ter Luiz Gama, sentado na biblioteca do Estado, Esperança Garcia (primeira advogada negra no Brasil), Nelson Mandela e Martin Luther King. “Que possamos evocar nossos antepassados, sonhar em viver em nosso país, não pela cor da pele, mas pela igualdade. Me sinto grande, agigantado, em missão grande para nós, advogados negros”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima