RECORDAÇÕES
O escritor e jornalista Cecílio Elias Netto (sentado, à direita) e o advogado e jornalista Antonio Messias Galdino, em noite de recordações na Pizzaria Coliseu, com os amigos José Osmir Bertazzoni e esposa Elza e o jornalista Evaldo Vicente, de A Tribuna Piracicabana. “Sempre é um momento que nos alegra e nos fortalece com informações históricas e histórias sem fim”, comenta Osmir – diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Municipais e pré-candidato a vereador pelo PcdoB.
RECADO? – I
Como diz o ditado, “para pouco entendedor, meia palavra basta”, e este Capiau, idoso e cansado, aprendeu, ao longo de mais cinco décadas no jornalismo, a ler os recados. Na reunião de quinta-feira (7), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) parece ter mandado um recado direto ao presidente da Câmara, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão.
RECADO? – II
Ao comentar o discurso de Marco Ferreira, que atua em ações questionando as multas na Zona Azul, Trevisan Jr. levantou considerações a respeito da “tribuna popular” da Câmara quanto à proximidade das eleições municipais de 2024. Ficou no ar de que o vereador está “de olho” para que o espaço não seja utilizado por eventuais adversários.
RECADO? – III
Trevisan Jr. sabe que Marco Ferreira foi candidato a vereador pelo PDT nas eleições de 2020, quando obteve cerca de 400 votos, e deve se preocupar que outros pleiteantes ao cargo também possam ocupar o espaço até outubro de 2024. A tribuna popular tem sido um espaço importante de debate, sobretudo no momento em relação ao uso dos prédios da Boyes.
ENGANAÇÃO – I
O economista Eduardo Moreira, responsável pelo ICL Notícias – site de jornalismo com programação no Youtube – divulgou que a proposta de privatização da Sabesp “é a maior farsa de 2023”. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a desestatização da empresa nesta semana, sob fortes protestos nas galerias, e a deputada Professora Bebel (PT) votou contra.
ENGANAÇÃO – II
Moreira explica que o projeto de lei da privatização da Sabesp não passa de “apenas diretrizes” sobre o que deve ser o “modelo de negócio”. “Pasmem, não há nenhuma punição prevista em caso de descumprimento das diretrizes”, escreve, ao dizer no PL não há uma linha que garanta os investimentos prometidos por que assumir a empresa.
ENGANAÇÃO – III
Ele argumenta, ainda, que o fundo criado para subsidiar a redução das tarifas é alimentado com dinheiro público. “A empresa não coloca a mão no bolso”, adverte. E encerra dizendo que os donos da Sabesp não assumirão nenhum risco em caso de desastres naturais ligados a mudança climática. “Quem vai assumir esse risco (sem ter mais o lucro do negócio) é o Estado, ou seja o seu dinheiro!”, destaca Moreira.
NO ALTAR
A professora Marly Therezinha Germano Perecin — a historiadora de Itu e Piracicaba ao mesmo tempo — recebeu a visita deste idoso e cansado Capiau e permitiu a foto para a posteridade não só pela imagem, mas pela legenda declarada: “no altar da minha vaidade”, disse, ao autografar exemplares de algumas das suas inúmeras obras. Altar, sim, e ali está, por ordem de data, um exemplar de cada um dos seus livros. Vale destacar que, com a professora Valdiza Maria Caprânico, a professora Marly escreveu “História de Piracicaba para Grandes e Pequenos”, com ilustrações do cartunista Erasmo Spadotto. Vale conferir e a sugestão fica ao Poder Executivo: distribuição dessa obra para todos alunos da Rede Pública Municipal, a exemplo do que foi feito com os uniformes que, por outro lado, também, têm seu significado. Ótimo fim de semana.