Na terça-feira (5) aconteceu o último encontro do ano do Conselho Municipal de Saúde de São Pedro. Realizada na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, a reunião serviu para o debate de alguns temas importantes para a municipalidade, como a avaliação da obra de reforma e ampliação da UBS São Dimas, a necessidade de compra de mobiliário para a unidade de saúde, além do mutirão de oftalmologia e hematologia da Unidade Mista de Saúde (Umis). Outro assunto que mereceu especial atenção foi o das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, tais como Dengue, Chikungunya e Zika.
Na ocasião, foi apresentado o Plano Municipal de Contingência e Enfrentamento às Arboviroses e a Portaria de nomeação do Comitê de Arboviroses. O outro comitê criado é o da AVAQ (Avaliação de Vacinação de Alta Qualidade).
A Secretaria de Saúde também optou pela retirada de São Pedro do Cismetro Limeira, consórcio intermunicipal composto por 17 cidades da região para ações e serviços de saúde pública.
A reunião ainda debateu as 68 propostas para a área da Saúde que constam no projeto Agenda 35 e apresentou o calendário das reuniões ordinárias de 2024, bem como a aprovação do Plano Anual para 2024.
Estavam presentes na reunião o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Leandro Carneiro Sanches, o presidente do Conselho, Donato Doménico Di Lernia, além de representantes de diversos setores, como Andrea Neiva Ramos, Miriam Nogueira da Silva, Josiane Smanioto, Fernando Pollo e Cristiano de Almeida Oliveira (representando os usuários), Ana Lúcia Salvador, Gislene Nicolau Milla, Débora Araújo e Márcia Ramos de Oliveira (representando os profissionais de Saúde)