A abertura oficial do Encanto de Natal, programação preparada pela Prefeitura de São Pedro, Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro), Kidi+ e Eccus, cumpriu o prometido e encantou o público que compareceu na sexta, dia 1, à passarela da Cultura Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza, espaço localizado em frente ao Museu Gustavo Teixeira, e que será o palco das apresentações que seguem até o dia 6 de janeiro.
A primeira apresentação foi do Show de Acendimento, com o Auto de Natal. Em uma produção feita pelos realizadores do evento, o que inclui até uma música especialmente escrita para a ocasião pela musicista Natália Gregolim, o enredo estimula as pessoas a recordarem bons momentos vividos no Natal em busca de ter de volta o encantamento com o período.
Com figurinos caprichados e bastante interação com o público, o espetáculo teve outra atração especial: a “neve”, formada por bolinhas que se transformavam em fumaça e encantaram especialmente as crianças, mas também fizeram brilhar os olhos de muitos adultos.
A noite, que marcou também o acendimento das luzes que decoram o Museu e a praça Gustavo Teixeira, teve ainda apresentação do Trio Zaravi, formado por João Dalga, Bruno Menegatti e Thiago Rossi, que apresentam música instrumental. A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
O outro espetáculo da noite de estreia foi a cantata natalina do Coral Municipal “Dorothéa Bená Ghirotti”, que também ganhou participações especiais e foi apresentada em forma de musical.
Com luzes e uma narrativa teatral e artística coreografada por bailarinos, personagens natalinos e pelo próprio Papai Noel, o musical também foi sucesso de público.
No repertório, nove canções: “Cante a Canção” (Joe Raposo, versão Cláudio Rabello e adaptação Genival Silva); “Celtic Carol” (Kirby Shaw, versão Cacala); “African Noel” (tradicional africana, com arranjo de Sarah Elliot); “Anel Mágico” (Marcus Viana, com arranjo Jules Vandystadt); “É Natal” (tradicional inglês, com arranjo e versão em português de Jules Vandystadt); “Natal Nordestino” (R. Guedes Sat); “O Menino Chega” (Walter Santos e Teresa Sousa, arranjo de Paulo Roberto Domingos); “Villancico de Natal” (canto siciliano Johannes D. Falk e Federico Fliedner, com versão de Genival Silva); e “Jingle Bell Rock” (Joe Bal & Jim Boothe, com versão em português de Celly Campelo, arranjo de Ana Cristina Lago e adaptação de Wellington Fagundes). No amplo e diversificado setlist do musical, há ainda outras quatro apresentações em formato de solo e dueto: “Over The Rainbow” (Rodgers/Hart); “Panis Angelicus” (César Franck); “A Paz” (versão Roupa Nova); “Silent Night” (Franz Gruber, Noite Feliz, em inglês, alemão e português).
ENCANTADOS – As apresentações agradaram diferentes perfis de público, como a família de Taís e Jonatas Taborda, que levou os filhos Vitor, de 2 anos e meio, Marcos de 13 anos e Rosana de 12. “Tá muito lindo”, resumiu Taís. A atração que mais agradou Vitor foi o Papai Noel.
Maria Abigail Pereira, de 91 anos, foi com a filha, Rose Accorsi. “Adorei a apresentação. Gosto de Natal, lembro quando meu pai colocava o sapatinho na janela”, contou dona Maria, que aproveitou a noite para a ver a exposição internacional de presépios que fica no Museu Gustavo Teixeira até 6 de janeiro.
UNIÃO – O prefeito Thiago Silva agradeceu todos os envolvidos no projeto Encanto de Natal, que reuniu diversos setores públicos, além das empresas organizadoras e os patrocinadores.
“Estão todos de parabéns por proporcionarem estas atrações para a população. Todas as obras e ações planejadas pela Prefeitura são realizadas com foco nas pessoas”, disse, convidando em seguida o público a acompanhar toda a programação. “Participem e tragam a família para aproveitar tudo o que São Pedro oferece”.
Raquel Patricio, da Eccus Produções, definiu a noite da estreia como um momento muito feliz. “Agradeço a todos que acreditaram no nosso sonho”, disse.
Isabel Cristina Sevilha, técnica de desenvolvimento profissional do Senac, falou do grande potencial turístico da região. “Parabéns pela iniciativa e contem sempre com o Senac”, disse. A instituição fez parceria com as Prefeituras de São Pedro e Águas e garantiu treinamentos diferenciados para setores do trade turístico.
Presidente do Comtur de São Pedro, Juliana Saia, também falou do sonho realizado. “Nosso grande Natal nasceu, está iluminado. Aproveitem todos os momentos, que foram feitos especialmente para vocês”, disse ao público, destacando ainda a meta de transformar o Natal em São Pedro e Águas, no “maior do Estado”.
“O grande diferencial do Natal deste ano é o envolvimento de todos. Empresários, comunidade e Prefeitura unidos para fazer essa decoração grandiosa e uma programação que agradará todos os públicos, especialmente as crianças, que sentem mais o Encanto do Natal”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ronaldo Gasparelo.
“Foi um processo bem envolvente, com a participação de várias frentes de profissionais de diferentes áreas, como teatro, teatro musical, dança, profissionais da costura, figurinistas, maquiadores, todos como voluntários que se reuniram diversas vezes para estruturar a parte artística deste Natal”, relata o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.
Também aconteceram vários ensaios e planejamento da programação que tem atividades durante todo o mês. “Fomos nos moldando para conseguirmos realizar todas as ações programadas para estes dias de apresentações”, continua o coordenador.
Ao final de tanta dedicação, o objetivo foi atingido. “Conseguimos com êxito chegar a um produto final com excelência e atingir nossa meta, que era emocionar o público”, complementou o coordenador que ainda falou da emoção de ver o resultado de todo o trabalho. “Foi muito gratificante ver o sorriso, tanto das pessoas que participaram como dos espectadores”.
Também acompanharam a abertura oficial os vereadores Adriano Vitor, Cleuza Barros, Toninho da Sorveteria e Branco, além de representantes das empresas Suporte e Sig. Outras empresas que patrocinam o evento são Saedong, Thermas Water Park, São Pedro Thermas Resort, Jardim São Pedro, Unimed Piracicaba, Hotel Fazenda Villa Vita, Pousada Country Santana’s Ranch, e Dualself.
Programação especial gerou impacto no comércio
O grande número de pessoas que foi até a região da praça Gustavo Teixeira para conferir a programação de Natal gerou também um impacto no comércio da região da praça Gustavo Teixeira.
“O movimento foi muito bom, surpreendeu e superou nossas expectativas”, contou o proprietário do Ôchurros, Felipe Scaranelo, que espera um grande fluxo de pessoas nos food trucks durante todo o mês.
“Triplicou o movimento, calculo que umas 20 mil pessoas passaram pela praça no fim de semana”, relatou José Carlos Valentino, o Morangão, que tem um trailer de lanches.
Chamou a atenção do comerciante o grande número de crianças e suas famílias. O fluxo de pessoas acabou com todo seu estoque de alimentos e bebidas. “No trailer acabou tudo. No carro mantenho 2 coolers com estoque de bebidas, mas não deu conta. Acabou tudo mesmo, não só o meu como o dos outros também”, contou.
Carol Freitas, proprietária do Santo Clube Bar, também percebeu um aumento de aproximadamente 30% no público de seu estabelecimento. “Já tinha reservas antecipadas, mas muita gente que estava na praça foi até o bar para pegar algo”, disse.