Cuidado com as crenças…

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

 

Crenças Limitantes: o que são e como estão destruindo a sua vida.

Você sabe o que são crenças limitantes? Termo bastante usado no coaching, crenças são as verdades instaladas no seu sistema mental mais profundo, o subconsciente, e que regem boa parte dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e de suas ações. Quando essa “verdade” faz você ter determinados comportamos, atitudes e ações que te impedem de ter sucesso, felicidade e realização, essa crença é limitante.

Se eu pedir para você completar a frase “O problema da infelicidade é…”, as suas respostas são crenças limitantes, introduzidas no seu sistema mental desde criança pela família, escola, igreja, televisão, experiências negativas, etc. A crença negativa limita o ser humano e, o que é pior, sabota seus projetos e seus sonhos.

Sabe aquela pessoa que ganha dinheiro e sempre perde tudo? Ou aquela que gasta todo o salário e não economiza nada, nem constrói riqueza? Não se trata apenas de falta de educação financeira. É uma crença limitante fazendo seu trabalho sujo. Esta pessoa pode acreditar, em nível subconsciente, que riqueza não traz felicidade ou que pessoas ricas são más ou até mesmo que vão para o inferno.

Toda pessoa que tem um mínimo de discernimento sabe que, para ter mais dinheiro, é preciso economizar. O problema não é o seu racional, ou a sua mente consciente. A questão é que tem uma “verdade” profunda instalada na sua mente que não deixa você fazer o que tem que ser feito.

Essas “verdades” mentirosas podem ser aprendidas desde a infância, como também serem instaladas em nossa mente por eventos traumáticos, sequências de insucessos, entre outros. Crenças autodepreciativas, como achar que não é merecedor de sucesso, abundância e felicidade, são as mais destrutivas.

A melhor forma de eliminar uma crença limitante é substituí-la por outra, positiva, ou não ter crença, pois estamos no século 21 e praticamente não precisamos delas para nada (com algumas exceções para alguns que se sentem bem com as crenças). O processo de substituição de crenças é simples, mas exige esforço contínuo e vigilância. Uma boa maneira de instalar novas crenças é identificar a limitante e reescrevê-la, com uma síntese diferente.

Por exemplo: se você identificou que uma crença limitante sua é que o dinheiro é sujo e que só trás problemas, você pode criar uma frase como: o dinheiro é bem-vindo, com ele posso ajudar outras pessoas, minha família e fazer um mundo melhor ou entender o mundo e vida como um processo natural dentro das adversidades e seus prazeres.

Outra coisa que ajuda muito a mudar as crenças é ler livros, biografias, ver documentários e noticiários que reforçam aquilo que você quer programar em sua mente. Ler sobre ciências, biologia, história, geografia e estatística, física e matemática ajuda a desmentir sobre crenças negativas.

Comece hoje mesmo a identificar as crenças que limitam você e a substituí-las por outras, que vão desbloquear você em direção a seus objetivos e sonhos,

Sucesso!

_________

 

____

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima